Início » Administração » Curso de Compras Governamentais qualifica empresários do município

Curso de Compras Governamentais qualifica empresários do município

postado em: ACIC, Administração

Encerrou na noite da última quarta-feira, 16, o Curso de Compras Governamentais – Fornecedor. Realizado em parceria com o Sebrae, Administração Municipal e Associação Comercial e Industrial de Chiapetta, a capacitação teve como objetivo qualificar empreendedores para a venda aos órgãos públicos, principalmente, no município.

O Curso, com carga horária de 15h, recebeu uma turma de 27 inscritos. Ministrado pelo instrutor do Sebrae, Dirceu Ferreira, a capacitação abordou questões relacionadas à legislação e teve como propósito fortalecer o empresariado local, “usando os benefícios da lei para favorecer os empresários da cidade e região, no sentido de que os recursos fiquem cada vez mais aqui e gerem desenvolvimento para o município”, esclarece. A capacitação aliou teoria à prática. De acordo com Dirceu esse é o conceito de ensinamento que o Sebrae aposta, ou seja, aprender fazendo. Ao todo, foram cinco noites de aprendizados, de modo a capacitar e qualificar os empreendedores locais com vistas às compras públicas governamentais.

Conforme o Instrutor Dirceu Ferreira, se pode destacar três questões durante o curso: o envolvimento dos parceiros em oferecer qualificação, o apoio das equipes da ACIC e do setor de Compras e Licitações durante toda a capacitação e o perfil do empresariado participante: um público jovem, interessado e em busca de novos conhecimentos.

O curso foi possível através de subsídio por parte da Administração Municipal e da ACIC. Durante o encerramento do curso, o Presidente da Associação Comercial e Industrial, Rodinei Benhur Pires, se disse satisfeito com o grande número de participantes na capacitação e da forma com que ele foi apresentado, ou seja, de forma prática, com muitas atividades e simulados. Além disso, destacou a qualificação como uma das ações da instituição para o desenvolvimento do comércio local. “O nosso foco é a capacitação e o treinamento, pois entendemos que é o formato que abre novos horizontes, novas oportunidades de negócio e estamos vendo que os nossos empresários estão buscando se aprimorar cada vez mais”.

Para a Administração Municipal, o curso vem de encontro à valorização do comércio local e está no plano de governo que prevê proporcionar as empresas locais capacitação para vender ao setor público dentro das exigências legais. Essa é uma das várias ações que estão em andamento e interessante saber que os empreendedores estão usufruindo e buscando ampliar cada vez mais o leque de mercado, gerando mais desenvolvimento para sí e, consequentemente, para o município.

O Curso de Compras Governamentais faz parte de uma proposta de trabalho apresentada pelo Sebrae ao município de Chiapetta a ser desenvolvida em 2018. Além deste, mais duas capacitações estão previstas. Uma delas sobre Atendimento ao Cliente e outra sobre vendas. Previsto ainda, diagnóstico empresarial em 20 empresas e 15 consultorias ambientais para os produtores rurais.