Início » Consulta Popular » Assembleia Regional do Corede Celeiro lança a Consulta Popular 2018/2019

Assembleia Regional do Corede Celeiro lança a Consulta Popular 2018/2019

postado em: Consulta Popular

Valor destinado para a região neste ano ultrapassa os R$3 milhões

O Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Celeiro promoveu na manhã desta quarta-feira, 04, a Assembleia Regional de lançamento da Consulta Popular 2018/2019. Realizada na Câmara de Vereadores de Chiapetta, o evento reuniu autoridades dos 21 municípios da região.

O processo da Consulta Popular foi apresentado pelo coordenador da consulta Popular no RS, Theonas Baumhardt. O Governo do Estado definiu a liberação de R$ 80 milhões para os projetos da Consulta Popular 2018. Esse valor representa 33% a mais do que no ano passado (R$ 60 milhões) e será distribuído entre as 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) do Rio Grande do Sul. Para o Corede Celeiro ficou definido o valor de R$ 3.127.000,000.

A próxima etapa da Consulta Popular será as Assembleias Municipais que deverão acontecer até o dia 08 de maio, nos 21 municípios da Região Celeiro.  É nesta etapa que são discutidas e  escolhidas as prioridades do município, que posteriormente irão compor a cédula de votação, assim como a eleição dos delegados para a Assembleia Regional Ampliada.  No dia 09 de maio, na sede da Amuceleiro em Três Passos ocorre a Assembleia Regional Ampliada que irá definir a cédula de votação da região na Consulta Popular.

A votação para a Consulta Popular será realizada nos dias 26, 27 e 28 de junho em todo o Estado. Os eleitores poderão votar em apenas um dos Programas ou Ações constantes da cédula de votação. A votação será apensa em meio digital, de forma on-line através do site da Consulta Popular e de forma off-line, através de aplicativo desenvolvido pela PROCERGS, e disponibilizado para uso dos Coredes e Comudes para a captação de votos.