Início » Educação » Mostras Pedagógicas das Escolas Municipais apresentam os projetos desenvolvidos em 2019

postado em: Educação

As EMEFs Professora Lorette Fanck, Haydêe Chiapetta, São José e as EMEIS Bem-Me-Quer e Pequeno Príncipe, que integram a Rede Municipal de Ensino de Chiapetta, promoveram na sexta-feira (08), as Mostras Pedagógicas dos projetos realizados por meio do Programa A União Faz a Vida (PUFV). Pelo segundo ano consecutivo, as apresentações ocorreram em cada escola, propiciando, além da visita do comitê gestor, espaço para que os familiares e a comunidade em geral pudessem observar as práticas desenvolvidas durante o ano letivo.

Em torno de 28 projetos foram apresentados. Desenvolvidos durante todo o ano letivo de 2019, as práticas envolveram desde as crianças do berçário na educação infantil até os alunos dos anos finais do ensino fundamental. Entre os principais temas deste ano: leitura, reciclagem e preservação ambiental, alimentação saudável, profissões, educação fiscal, música, Arte além do Muro, Pequenos empreendedores, Conhecer-te a ti mesmo e conhecerás o universo, Brincar é preciso, Brincando e fazendo artes, De quem é a responsabilidade pelo curso da minha vida,  Aprendendo, brincando e saboreando chocolate, Eu e os outros, respeitar e ser respeitado, entre muitos outros.

De acordo com a coordenadora do PUFV, Simone Fin, no município de Chiapetta o programa vem sendo desenvolvido desde o ano de 2002. São 17 anos incentivando o protagonismo, propiciando descobertas, experiências, integração e cooperação. “É muito gratificante ver os alunos apresentando os projetos em que eles são protagonistas desde a expedição investigativa, no seu desenvolvimento e na apresentação. A mostra foi um sucesso, resultado do engajamento das direções, equipes pedagógicas, professores, alunos e famílias que estiveram cooperando efetivamente com os projetos durante o ano todo”, avaliou a coordenadora.

Polinizando a natureza para a vida

A EMEF Haydeê Chiapetta, escola do campo localizada na comunidade de Nova Conquista, escolheu o tema voltado a preservação ambiental, em decorrência de estudos e atividades que já vinham sendo feitas desde 2018, com o apoio da EMATER. Foi a partir daí que surgiu a possibilidade de desenvolver um projeto voltado ao cuidado e manejo das abelhas sem ferrão.

Em 2019, aliado ao Programa A União faz a Vida, a escola juntamente com alunos e professores deu continuidade ao Projeto Polinizando a Natureza para a Vida, que prevê a instalação de um Meliponário, próximo ao pátio da escola. Durante a mostra pedagógica foi possível observar a importância do projeto para a realidade tanto dos alunos como das famílias que vivem localidade. Alunos apresentaram a partir de entrevistas, debates, culinária, teatro e jornal tudo o que aprenderam a partir das expedições investigativas e estudos ao longo do ano letivo.

E o projeto não para por aí. A intenção é dar continuidade a proposta no próximo ano, para que a ideia do Meliponário na escola se concretize. Atualmente, a coleção de colmeias se encontra na propriedade de um dos moradores da localidade, que auxilia a escola com o trabalho de transferência dos enxames das abelhas sem ferrão. O objetivo é de que num futuro bem próximo possa ser expandido as famílias da comunidade, incentivando o cultivo do mel e possibilitando o início de um novo empreendimento a longo prazo.