Início » Assistência Social » Facilitadores do CRAS participam de capacitação

Facilitadores do CRAS participam de capacitação

postado em: Assistência Social, CRAS

A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu na manhã de quinta-feira, 04, capacitação aos facilitadores de oficinas e cursos do CRAS.

Para tratar sobre os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) foi convidado o Professor Carlos de Oliveira. Durante a conversa, ele esteve orientando e capacitando os facilitadores, para que compreendam o papel de educadores sociais que desempenham hoje na unidade. De acordo com Carlos, “os facilitadores dos grupos precisam entender que o SCFV se organiza de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária”. Reforçou ainda que “que o SCFV possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, visando alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social”.

Atualmente, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Chiapetta oferece através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, atendimento às diferentes faixas etárias, ou seja, cursos e oficinas para crianças, jovens e adultos. Ao todo, são sete facilitadores que, com suas habilidades, trabalham o artesanato, culinária, violão, atividades lúdicas e educativas, expressão corporal, informática e capoeira com os grupos.