Início » Agricultura » Reunião discute a regularização das escrituras dos Reassentamentos Cristo Rei e Novo Horizonte

O Prefeito Municipal, Eder Luis Both recebeu em seu gabinete na manhã da terça-feira, 05, a equipe da SDR (Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo) e o grupo formado por representantes do município e de dois reassentamentos para tratar sobre a escrituração das áreas do Novo Horizonte e Cristo Rei.

As famílias dos reassentamentos Cristo Rei e Novo Horizonte lutam desde que chegaram ao município, há cerca de 20 anos, pelas escrituras das suas áreas. O lugar onde moravam, fazia parte da Reserva Indígena de Serrinha que compreende uma área de 11,7 mil hectares entre os municípios de Ronda Alta, Constantina, Engenho Velho e Três Palmeiras. Terra indígena declarada pela Funai, teve iniciada a desocupação de colonos no fim da década de 1990.

O grupo formado no município e que participou da reunião, conta com representantes das Secretarias municipais da Agricultura e Meio Ambiente, Emater, Câmara de Vereadores e dos reassentamentos. Seu principal objetivo é auxiliar a SDR e o Governo na regularização das escrituras dos reassentamentos e para que haja maior agilidade na tramitação desse processo.

Durante reunião, a geógrafa do setor de topografia da SDR, Márcia dos Santos, veio ao município a fim de esclarecer sobre a regularização das áreas. Na oportunidade foi encaminhada documentação pendente, para que o mais breve possível as escrituras sejam regularizadas e entregues aos agricultores. Informado ainda aos agricultores os documentos individuais que ainda faltam no processo, para que os mesmos possam ir providenciando a fim de adiantar a tramitação.