CARTÃO SUS
O Cartão Saúde tem como objetivo cadastrar todos os cidadãos ao Sistema Único de Saúde (SUS), visando organizar a Rede de Atenção à Saúde e, com isso, facilitar o acesso de todos os usuários às ações e serviços que venham a necessitar ao longo das suas vidas. Os cartões antigos (iniciados por 898) estão sendo atualizados, pois se utiliza, atualmente, a Base Federal que inicia com a numeração 700.
Principais Etapas do Serviço
Dirija-se à Secretária de Saúde com os documentos necessários.
Profissional da Saúde realizará a emissão do cartão através do sistema de Cadastro Saúde (CAD-SUS) e informa número do cartão.
Requisitos / documentos necessários
Adultos:
Documento oficial com foto
Número de CPF (Cadastro de Pessoa Física)
Certidões (nascimento, casamento, separação ou divórcio),
Comprovante de residência atual (original) em nome do usuário solicitante.
Crianças:
Certidão de nascimento da criança,
Comprovante de residência em nome do pai ou da mãe (originais) ou responsáveis. O número do CPF não é obrigatório para realizar o cartão SUS das crianças.
Previsão de Prazo para Realização do Serviço
Imediato.
Formas de prestação do serviço
Secretaria de Saúde
Funcionários: Ariane Strucker Delatorre, Cleomara Bertaso
Horários de Atendimento: Das 07:30h as 11:30/ 13:00h as 17:00h
ATENDIMENTO DE PSICOLOGO E PSIQUIATRA
Acompanhamento de pessoas com problemas de saúde mental graves e persistentes como a esquizofrenia, transtorno bipolar, autismo e uso de drogas, com atendimento feito por equipe multiprofissional.
Principais Etapas do Serviço
Avaliação inicial de cada pessoa e definição do tipo de tratamento indicado. Acompanhamento em consulta individual, atendimento em grupo.
Permanência em leito de observação e indicação de internação hospitalar, quando necessário. Encaminhamento para atenção primária em saúde.
Requisitos / Documentos necessários
Encaminhamento feito pela Unidade de Saúde através de consulta marcada ou acolhimento sem agendamento após internação hospitalar e exposição à violência.
Previsão de Prazo para Realização do Serviço
Para pacientes encaminhados da Unidades de Saúde o início do acompanhamento acontece para psicóloga tendo vagas de imediato, e não tendo fica na fila de espera; o atendimento é realizado nos dias das semanas: segunda-feira pela manhã, terça-feira pela tarde, quarta-feira pela manhã, quinta-feira pela tarde e sexta-feira pela manhã
Para o psiquiatra o atendimento é realizado mensalmente (Geralmente final do mês nas quintas-feiras) com Horário de Atendimento das 08:00 h as 11:30h
Formas de Prestação de Serviço
Acolhimento e atendimento inicial na UBS.
Atendimento médico com psiquiatra.
Atendimento com psicólogo.
Secretaria de Saúde
Funcionários: Denise Mattioni e Bruno Guidolin
Horários de Atendimento: 07:30h a 11:30h/ 13:00h as 17:00h
PIM
O PIM está voltado para o desenvolvimento pleno das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais do ser humano, e tem como eixos de sustentação a Comunidade, a Família e a Intersetorialidade. Compõe um dos projetos prioritários da Secretaria Estadual da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul, além de integrar programas estratégicos do Governo do Estado.
Orientar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças desde a gestação até os seis anos de idade.
Principais Etapas do Serviço
O grupo do Pim procura na Unidade de Saúde para saber quais as gestantes no momento no município e as famílias também podem procurar a monitora e visitadoras do Pim para fazer seu cadastro no programa, para poderem receber visitas para crianças de 0 a 6 anos de idades e para gestantes.
Requisitos/Documentos Necessários
Documento oficial com foto
Número de CPF (Cadastro de Pessoa Física)
Certidões (nascimento, casamento, separação ou divórcio),
Comprovante de residência atual (original) em nome do usuário solicitante.
Crianças:
Certidão de nascimento da criança,
Comprovante de residência em nome do pai ou da mãe (originais) ou responsáveis.
Previsão de Prazo para Realização do Serviço
Imediato
Formas de Prestação de Serviços:
Secretaria de Saúde
Funcionário: Meri Cardinal Kesseler e visitadoras do Pim
Horário de Atendimento: 07:30h as 11:30h das 13:00h as 17:00h
ATENDIMENTO FONOAUDIÓLOGO
O fonoaudiólogo é o profissional da área da saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana: linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação.
Principais Etapas do Serviço
Dirija-se até a UBS para realizar uma consulta médica, se necessário o Drº irá dar encaminhamento para realizar o atendimento
Requisitos / Documentos necessários:
Encaminhamento feito pela Unidade de Saúde através de consulta marcada ou acolhimento sem agendamento.
Se necessário parecer de alguma instituição de ensino.
Previsão de Prazo para Realização do Serviço
Para pacientes encaminhados da Unidades de Saúde o início do acompanhamento acontece tendo vagas de imediato, e não tendo fica na fila de espera;
Os atendimentos são realizados nas terças-feiras dia todo, quarta-feiras pela manhã e sextas-feiras o dia todo, lembrando que o profissional também atende os alunos da AMAE (Associação Municipal dos Amigos Especiais)
Com horário de atendimento pela manhã 07:30h as 11:30 e pela tarde 13:00h as 17:00h
Formas de prestação do Serviço:
Secretaria de Saúde
Funcionário: Alexsandro Ferreira Said
Horários de Atendimento: 07:30h a 11:30h/ 13:00h as 17:00h
FISIOTERAPIA
O fisioterapeuta trata e previne doenças e lesões, empregando técnicas como exercícios e massoterapia (massagem). Este profissional diagnostica e trata problemas causados por alterações genéticas, doenças adquiridas, acidentes ou vícios de postura. Aplica terapias que têm a finalidade de restaurar, desenvolver e manter a capacidade física e funcional do paciente.
Principais Etapas do Serviço:
Dirija-se até a UBS para realizar uma consulta médica, se necessário o Drº irá dar encaminhamento para realizar o atendimento.
Requisitos/Documentos necessários:
Encaminhamento feito pela Unidade de Saúde através de consulta marcada ou acolhimento sem agendamento
Previsão de Prazo para Realização do Serviço
Para pacientes encaminhados da Unidade de Saúde o início do acompanhamento acontece tendo vagas de imediato, e não tendo fica na fila de espera ou encaminhado para as demais fisioterapeutas do município pelo Consorcio Intermunicipal de Saúde do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (CISA)
Os horários de atendimento na Secretaria de Saúde pela manhã é das 07:30h as 11:30h e pela tarde da 13:00h as 17:00h
Formas de prestação de serviço:
Secretaria de Saúde e demais clínica de Fisioterapia do Município
Funcionário: Deise Rick de Barros
Horários de Atendimento: 07:30h a 11:30h/ 13:00h as 17:00h
ATENDIMENTO COM NUTRICIONISTA
O nutricionista é um profissional de saúde que desenvolve ações no âmbito da atenção dietética e/ou segurança alimentar, destinadas tanto a um indivíduo como a um grupo populacional.
Principais Etapas do Serviço:
Dirija-se até a UBS para realizar uma consulta médica, se necessário o Drº irá dar encaminhamento para realizar o atendimento;
Também é aceito encaminhamento de outros médicos para realizar o atendimento;
Demanda espontânea da comunidade em Geral
Requisitos/Documentos necessários:
Documento oficial com foto
Certidões (nascimento, casamento, separação ou divórcio)
Previsão de Prazo para Realização do Serviço:
Imediato
Com horário de atendimento nas segunda-férias das 07:00h as 13:00h; terça-feiras 18:30h as 22:30h e quarta-feiras das 07:00h as 13:00h
Formas de prestação de Serviço:
Secretária de Saúde
Funcionário: Simone Rozin
Horários de Atendimento: 07:30h a 11:30h/ 13:00h as 17:00
REGULAÇÃO
O fluxo de regulação inicia-se nas unidades de saúde do SUS, onde o médico avalia a necessidade de encaminhamento do paciente a uma avaliação especializada. A solicitação é encaminhada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que cadastra o pedido no sistema informatizado, os profissionais reguladores avaliam, autorizam e classificam a solicitação; conforme a disponibilidade de agenda, a solicitação autorizada é agendada/marcada com base em algorítimo de gravidade e tempo de espera.
Principais Etapas do Serviço:
Dirija-se até a Secretaria de Saúde com o encaminhamento médico em mãos para realização da marcação dos exames e consultas especializadas para os centros de saúde da região.
É realizado também o transporte para transportar os pacientes para os centros de especialidades;
Requisitos/Documentos necessários:
Encaminhamento médico
Previsão de Prazo para Realização do Serviço
Para realização de exames de analise clinicas tendo vagas imediato, não tendo mais vagas, fica na fila de espera para o próximo mês;
Para a realização de consultas e demais exames especializados, tendo vagas e recurso é encaminhado imediato não tendo fica na fila de espera para serem marcados
Formas de prestação de Serviço:
Secretaria de Saúde
Funcionário: Cleomara Bertaso, Ariane Strucker Delatorre
Horários de Atendimento: 07:30h a 11:30h/ 13:00h as 17:00h
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Vigilância Sanitária: É um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. A Vigilância Sanitária (VISA) é responsável por promover e proteger a saúde e prevenir a doença por meio de estratégias e ações de educação e fiscalização.
Principais Etapas do Serviço:
Vigilância Sanitária: Inspeção em locais de interessa publico concernente a saúde, dentre outros: supermercados, lancheira, cozinhas de escolas, ambientes que trabalhem com alimentos.
Liberação e confecção de alvarás sanitários a todos os estabelecimentos exceto hospital (VISA ESTADUAL) na zona urbana;
Atendimento de denúncias: Depósitos indevidos de lixo, entulho, etc; também de terrenos baldios, veículos abandonados em vias públicas dentre outras;
Coleta de amostras de água (cidade e interior) para posterior analises.
Requisitos/Documento necessários:
Não há necessidades de documentos de identificação
Previsão de Prazo para realização do Serviço:
Realizam do serviço durante o mês todo
Formas de prestação de Serviço:
Secretária de Saúde
Visitador Sanitário: Artur dos Santos
Horários de Atendimento: 07:30h a 11:30h/ 13:00h as 17:00h
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
A vigilância epidemiológica constitui-se importante instrumento para o planejamento, organização e operacionalização dos serviços de saúde, bem como a normatização das atividades técnicas correlatas”. Tem como funções a coleta e o processamento de dados, análise e interpretação dos dados processados, recomendação das medidas de controle apropriadas, promoção das ações de controle indicadas, avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas e a divulgação de informações pertinentes (Ministério da Saúde, 2005.)
Principais Etapas do Serviço:
Visitar em residências, comércios e todos os imóveis contastes no município, sendo área urbana e rural, com cobertura total de 100% a cada 2 meses, sendo 6 ciclos no ano;
– Pontos estratégicos: (P.E) Visitação em pontos estratégicos de maior risco de proliferação a cada 15 dias (Ex: cemitério, borracharias, lava jatos, etc.)
– PIT’s (INTERIOR): Realização de visitas uma vez por mês ( pra evitar doença de chagas, escorpião ou qualquer que possa indicar riscos)
– Lançamento no sistema: Prazo até o fim do ciclo, porem lançamento semanais no site (SISPNDC)
Requisitos/Documentos:
Não há necessidades de documentos de identificação
Previsão de Prazo para realização do Serviço:
Visitas a domicilio urbano: 2 vezes no mês
Pontos estratégicos: 15 dias
PIT’s: 1 vez por mês
Denúncias: imediato
Formas de prestação de Serviço:
Secretaria de Saúde
Agentes de combate a endemias: Daniel Floriano Woiciechowski, Erica Magda de Jesus Silva, Tieli Andressa Padilha;
Horários de Atendimento: 07:30h a 11:30h/ 13:00h as 17:00h