Início » Saúde » Combate à Dengue mobiliza comunidade e instituições em Chiapetta

Combate à Dengue mobiliza comunidade e instituições em Chiapetta

postado em: Saúde
  1. Na última semana, o município de Chiapetta intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. As atividades foram coordenadas pela Vigilância Ambiental e Sanitária, com apoio de voluntários, escolas e diversos setores do município.

Na segunda-feira, as equipes iniciaram o trabalho com visitas a pontos estratégicos, como o cemitério e borracharias, realizando vistorias e eliminação de focos de larvas. No cemitério, todos os recipientes e objetos que poderiam acumular água foram esvaziados e virados. Também foi realizada a Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI), com visitas às residências e aplicação de inseticida nos locais com risco de proliferação do mosquito.

Armadilhas do tipo ovitrampas, instaladas na semana anterior, foram recolhidas e analisadas. Em áreas com casos positivos de dengue, foram realizados dois tipos de bloqueio. O bloqueio mecânico envolveu a eliminação de possíveis criadouros em um raio de 150 metros ao redor do local do caso confirmado. Já o bloqueio químico foi feito com a aplicação de inseticida na mesma área, como reforço da ação preventiva.

Na sexta-feira à tarde, uma grande mobilização foi realizada com a participação de alunos voluntários da Escola Estadual Anchieta e da Escola Municipal Lorette Fanck, servidores da Secretaria de Obras, da Secretaria de Meio Ambiente, da Emater e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O grupo percorreu bairros da cidade orientando moradores sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito, revisar pátios e piscinas, e manter a limpeza das áreas externas.

As ações demonstram o esforço coletivo para conter a proliferação do mosquito e proteger a saúde da população. A Vigilância Ambiental e Sanitária reforça o pedido para que todos os moradores colaborem com a fiscalização e cuidados em seus domicílios.