A administração municipal, através da Secretaria de Saúde, reforça que o combate ao mosquito Aedes Aegypti (transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela) deve ser realizado durante todo o ano. Com a proximidade do feriado do Dia dos Finados (nesta quarta-feira), a Vigilância Ambiental em Saúde alerta os chiapetenses para intensificarem o cuidado com a água parada.
A equipe de combate à endemias de Chiapetta alerta a comunidade que vasos e floreiras levados aos cemitérios podem servir de criadouros para o mosquito e reforça que embalagens plásticas, suportes para as velas colocadas nos túmulos, copos plásticos e os próprios jazigos podem servir de criadouro para as larvas do mosquito. Por isso, pede para quem visitar os cemitérios tomar alguns cuidados. As chuvas constantes e o aumento das temperaturas transformam qualquer recipiente que acumula água em um local propício para a proliferação do mosquito.
Solicitamos que a comunidade fique em alerta e não deixe a água acumular em nenhum lugar. Por isso, listamos algumas recomendações que podem ser seguidas nestes casos:
- No caso de vasos, a recomendação é preenchê-los com areia ou
substituí-los por modelos que não acumulem água; - Sobre as flores, uma opção é preferir flores artificiais ou as plantadas diretamente na terra. Também pedimos que evite plantas que podem reter água
entre as folhas, como bromélias; - Outro cuidado que você pode tomar é retirar as embalagens plásticas dos vasos (papéis celofane), não usar
cachepôs (porta vasos) e nem deixar objetos que possam estocar água sobre os túmulos; - Se for substituir as flores e potes, você pode colocar os velhos diretamente nas lixeiras.