Início » Saúde » Nota de Esclarecimento: Município confirma dois casos positivos de dengue

Nota de Esclarecimento: Município confirma dois casos positivos de dengue

postado em: Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde informa a comunidade que foi confirmado dois casos positivos de Dengue no Município de Chiapetta. A confirmação se deu por meio de análise feita em Laboratório (LACEN) e os pacientes já estão recuperados. Trata-se de casos importados, ou seja, pacientes contraíram a doença em outro município. Além dos casos positivos, há um outro sendo investigado.

A Secretaria de Saúde através da equipe de Vigilância Ambiental esclarece que iniciou o procedimento de bloqueio mecânico e químico nos quarteirões próximos à residência das pessoas infectadas. As ações consistem em eliminar todo e qualquer depósito de água parada, além da aplicação de inseticida. O objetivo é eliminar os criadouros do Aedes e reduzir a infestação de mosquitos adultos.

Além dessas medidas, informa que a equipe segue trabalhando em toda a área urbana, fiscalizando terrenos e residências e coletando material para análises. Durante a semana passada também deu início a realização do LIRA (Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti).

Por fim, a Secretaria Municipal da Saúde ressalta que o combate ao mosquito Aedes Aegypti é um dever de todos e que não depende só do trabalho da Vigilância Ambiental. Todos os cidadãos devem fazer a sua parte, evitando acumulo de lixo e de água parada. Essa é a principal medida a se fazer. Eliminar os possíveis criadouros de mosquito. Só assim estaremos livres desse mal.

Convida também a comunidade para que participe do mutirão de limpeza programado para acontecer de 19 de abril a 12 de maio. Em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, será feito o recolhimento de lixo e entulho em toda a área urbana da cidade conforme cronograma. Assim, solicita a população que realize a limpeza de seu pátio, depositando em frente a sua residência todo lixo ou entulho que possa acumular água e servir de criadouro do mosquito Aedes Aegypti. Na data programada, a equipe passará com caminhão fazendo o recolhimento.

Atenção ao cronograma de recolhimento:

19 de abril: Avenida Ipiranga e ruas transversais, iniciando no Posto Mattioni até a Rua Sete de Setembro.

26 e 28 de abril: Vila Mario e Bairro Andrighetto.

03 e 05 de maio: Bairro Moinho Velho, iniciando na Rua Sete de Setembro.

10 e 12 de maio – Bairros Nova Esperança I e II e Vila Miguel.