Início » Saúde » Município de Chiapetta adere a Rede Bem Cuidar RS

Município de Chiapetta adere a Rede Bem Cuidar RS

postado em: Saúde

Com objetivo de qualificar ainda mais a Atenção Primária à Saúde, o município de Chiapetta através da Secretaria Municipal da Saúde aderiu a Rede Bem Cuidar RS, programa do Governo do Estado. A RBC/RS é uma abordagem nova no atendimento à saúde, que busca contemplar de forma mais efetiva as demandas da comunidade e fazer com que cada unidade se adapte, ainda mais, à realidade local. O projeto, inicialmente, será focado na população idosa, priorizando a atenção em saúde para o envelhecimento saudável.

Durante a quarta-feira (16), profissionais da saúde que integram a rede (agentes comunitários da Saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, dentistas, nutricionista, psicólogas, fisioterapeutas, fonoaudiólogo e farmacêutico)  participaram da primeira reunião presencial de equipe da UBS e da Rede Bem Cuidar, onde já foram projetadas todas as ações que serão realizadas durante o ano, bem como participação de uma live referente a importância da RBC .

Na quinta-feira (17), as primeiras atividades já foram postas em prática junto ao grupo de hipertensos e diabéticos. Participaram do primeiro encontro idosos (acima de 60 anos) e super idosos (acima de 80 anos) que fazem parte do ESF vermelho. A programação foi realizada junto ao Centro de Eventos, e possibilitou a aferição da pressão arterial, glicemia e ainda palestra sobre prevenção de quedas. Já para os participantes do ESF Azul as atividades ocorrem na próxima quarta-feira (23), às 8h30, também no Centro de Eventos.

A ideia é que os encontros possam ser realizados mensalmente tanto na área urbana quanto nas comunidades do interior. No Mês de abril, por exemplo, as equipes estarão com atendimento na Comunidade da Nova Conquista (05/04) e na localidade de São Judas Tadeu (19/04).