Início » Educação » Live marca o Relançamento do Projeto Vincular

Live marca o Relançamento do Projeto Vincular

postado em: Administração, Educação

A noite de terça-feira (10) marcou o relançamento do Projeto Vincular, iniciativa de transformação social que tem como lema “A educação feita por muitas mãos”. O evento realizado no auditório da EMEF Professora Lorette Fanck e com transmissão pelas redes sociais, contou com a participação de autoridades para discutir o tema: A importância da Família e Escola, entre elas, o Prefeito Municipal Eder Both, o Promotor de Justiça Eduardo Pohlmann, o Ex-prefeito de Três Palmeiras Silvanio Dias e a Juiza da Comarca Evelise Boratti.

“O Projeto Vincular, criado em 2019, nasceu da necessidade de cuidar do principal, o Ser Humano. Tanto de profissionais da educação como de alunos e da família. Tivemos um feedback muito positivo. Especialmente a participação entusiasmada das famílias na vida escolar, um dos nossos grandes objetivos”, relembrou o prefeito Eder Both.

Com o sucesso do programa e com o objetivo de melhorar ainda mais o município buscou conhecer de perto o Programa Juventude com Ideais, iniciativa reconhecida e premiada em Três Palmeiras. “Trouxemos uma série de ideias para qualificar ainda mais esse projeto dentro da escola, especialmente, a questão do ranqueamento e pontuação. De premiar por merecimento aqueles jovens e alunos que atendam uma série de itens, pois a vida adulta é assim. Conforme nossos esforços vamos conseguindo as recompensas. Precisamos preparar nossos alunos para a vida adulta e é através da educação a grande oportunidade de prepararmos nossas crianças e jovens”, destacou Eder.

Em Três Palmeiras, o programa Juventude com Ideais teve início no ano de 2017 e entre os objetivos buscou sensibilizar a população quanto aos problemas que envolvem a juventude e despertar os jovens a sonhar.  Durante o evento, Silvanio Dias, ex-prefeito do município, compartilhou as experiências do projeto, principalmente, as ligadas a questão das drogas. “Mostramos aos pais que é dever deles educar os filhos, que não é a escola que vai resolver o problema, a escola pode ajudar a alertar. Mas só nós como pais e fazendo o dever de casa vamos conseguir dar um respaldo aos nossos filhos. Só depende de nós”.

O Promotor de Justiça, Eduardo Pohlmann trouxe para a discussão o Artigo 205 da Constituição Federal, dando ênfase que a educação é também dever da família. “Não só o dever de levar a escola, é muito além disso, é de incentivar, mostrar a importância de como o convívio com outras crianças é importante para o seu desenvolvimento. É estimular a educação dentro de casa, de forma humana, que não só qualifique para o mercado de trabalho ou só ensine aspectos técnicos, mas que ensine a cidadania e que possa desenvolver suas potencialidades”, contribuiu.

Na mesma linha, a Juiza da Comarca de Santo Augusto, Evelise Boratti, reforçou o quanto é fundamental a família nesse processo. “Quando o projeto foi me apresentado lembrei de um provérbio africano que diz que para educar uma criança é necessário uma aldeia inteira. E é bem isso mesmo. Não só a escola é importante, mas a família é fundamental no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. E esse projeto é muito interessante porque valoriza a participação da família”, salientou a Juíza Evelise.

Em 2021, o Projeto Vincular passa a ser desenvolvido nas Escolas Municipais Professora Lorette Fanck e Haydêe Chiapetta com alunos do 1º ao 9º ano. Além dos encontros envolvendo professores, colaboradores, pais e alunos, a novidade deste ano é o sistema de avaliação por mérito, o qual avaliará itens como a média trimestral, frequência escolar, disciplina, envolvimento em programas do município, projetos coletivos, participação da família e transporte escolar. Os estudantes têm de 11 a 14 de agosto para se inscrever no projeto. Ao final do ano haverá premiação aos alunos com maior pontuação.