Início » Agricultura » Confirmado recurso para construção de abatedouro em Chiapetta

Confirmado recurso para construção de abatedouro em Chiapetta

postado em: Administração, Agricultura

Na tarde desta sexta-feira (18), durante visita ao município de Chiapetta para a entrega das escrituras aos moradores do reassentamento Novo Horizonte, a Secretária Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, aproveitou a oportunidade para anunciar a confirmação de emenda parlamentar no valor de R$250 mil destinada pelo Deputado Federal Covatti Filho. O recurso será destinado a construção de um abatedouro municipal.

Acompanharam o anúncio o Prefeito Municipal Eder Luis Both, o Vice-prefeito Jorge Rochinheski, o Secretário Municipal da Agricultura e Pecuária Valdecir Dorn, a Secretária de Administração Luana Pitol, o Vereador Jonatan Cristiano Kuhn e o Servidor Otávio Pitol.

A ideia é depois de construído, fazer a cessão para que alguém privado atue, já que por legislação a prefeitura não pode operar o abatedouro. A expetativa é que o projeto de longo prazo traga resultados positivos, “tanto para a pessoa que operar e que estará gerando empregos, como para os agricultores de nosso município”, destacou o Prefeito Eder contente com anúncio da emenda parlamentar.

O município de Chiapetta possui área própria para a construção do abatedouro, localizada às margens da ERS-520, a qual já dispõe de energia elétrica e água potável, tudo conforme exigências da Lei.  A construção do abatedouro é de suma importância para o desenvolvimento do município, pois gerará maior renda interna, redução de clandestinidade e melhor qualidade de vida.

Conforme dados coletados junto a Inspetoria Veterinária do município e Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, atualmente existem 813 produtores que trabalham com produção de animais.