Início » Saúde » Cisa entrega à Unijuí equipamento para realização de exames da COVID-19

Cisa entrega à Unijuí equipamento para realização de exames da COVID-19

postado em: Administração, Saúde

O Consórcio Intermunicipal de Saúde (CISA) entregou à Unijuí na manhã de quarta-feira (17), o equipamento que fará testes para detectar o coronavírus. O ato contou com a participação da diretoria da Cisa, integrantes da Unijuí e prefeitos da região.

A máquina foi comprada de uma empresa dos Estados Unidos, com cisto de R$125 mil. Além disso, houve também investimento de mais R$98 mil para aquisição de insumos e kits para coleta de materiais, necessários para a realização do exame da COVID-19.

O Prefeito Municipal Eder Luís Both esteve presente durante o ato de entrega do equipamento, adquirido a partir da colaboração de cada município integrante do consórcio, e ressaltou a importância da compra do equipamento, “hoje foi dado mais um importante passo no combate ao coronavírus. Mais alguns trâmites e poderemos fazer aqui na região os testes PCR (padrão Ouro) para diagnóstico de Covid, em maior quantidade, agilidade e menor custo”. Atualmente, os testes realizados no município são enviados ao LACEN/RS, em Porto Alegre.

O Cisa repassou o equipamento em forma de comodato à Unijuí, a qual instalará junto à estrutura do laboratório de análises clínicas, no campus de Ijuí. Inicialmente serão atendidos 41 municípios ligados à Associação de Municípios do Planalto Médio e Região Celeiro. O novo aparelho possibilitará inicialmente a realização de 30 análises por dia, porém está sendo adquirido um extrator que aumentará a capacidade para 100 exames/dia.