Início » Administração » Chegada da Chama Crioula marca o início dos Festejos Farroupilhas no município de Chiapetta

postado em: Administração, CTG

No lombo dos cavalos, a comitiva de cavalarianos do Centro de Tradições Gaúchas Relembrando Tio Lautério cavalgou por dois dias, trazendo um dos maiores símbolos do tradicionalismo, a Chama Crioula.  O grupo formado por crianças, jovens, adultos e mulheres saiu no domingo de manhã de Três Passos, local onde foram distribuídas as centelhas, e percorreu as cidades de Humaitá, São Martinho e São Valério do Sul, sendo recepcionada pela comunidade Chiapetense no final da tarde de segunda-feira (09).

Pela primeira vez, a comitiva de cavalarianos chegou à Terra da Produtividade liderada por mulheres.  Foram elas que percorreram as principais ruas da cidade carregando a chama crioula e as bandeiras, demonstrando a força, a bravura e o protagonismo feminino. Uma extensa carreata seguiu atrás dos cavalarianos até o CTG, local onde foi aceso o candeeiro.

Já era noite quando o grupo de cavalarianos chegou aos Centro de Tradições Gaúchas. O patrão do CTG, Joanir Strada,  agradeceu o empenho e a união de todos ao longo da cavalgada, permitindo assim manter viva as tradições e finalizou convidando a todos para participarem dos festejos farroupilhas, os quais tem início no próximo dia 13 de setembro.

Para o acendimento do Candeeiro Crioulo, foi convidado o senhor Elio Guarda Lara, que muito colaborou com o tradicionalismo gaúcho no município de Chiapetta. Acompanhado do Prefeito Municipal, Eder Luis Both, os dois realizaram o acendimento, marcando o início da Semana Farroupilha 2019 no município. O símbolo permanecerá aceso até o final dos festejos farroupilhas.

Confira a programação dos Festejos Farroupilhas do CTG Relembrando Tio Lautério (ATUALIZADA EM 11/09/19):

13 de setembro

19h – Abertura Oficial dos Festejos Farroupilhas

19h30 – Homenagens aos senhores Alcides Guarda Lara e Arnildo Beck. Entrega das pilchas para os integrantes das invernadas artísticas.

20h30 – Jantar

Cardápio: Feijoada, carreteiro, carne de porco no tacho, saladas diversas. Valor das Fichas: R$25,00 (adulta) R$12,00 (infantil).

Apresentação das Invernadas do CTG Hermagoras Rolim de Inhacorá

Fandango com o grupo Estouro Campeiro.

15 de setembro

9h – Desfile Cívico na Avenida Ipiranga e logo após Festa no CTG

12h – Almoço

Cardápio: Costelão, arroz, maionese, mandioca, cuca, saladas diversas e sobremesa.

Fichas: R$25,00 (adulto) R$12,00 (infantil)

13h30 Posse da nova gestão de Prendas e Peões 2019-2020.

Apresentação das invernadas artísticas do CTG.

Tarde dançante com a Animação da Banda Renovasom.

19 de setembro

Encerramento da Semana Farroupilha, com celebração Crioula

Jantar com cardápio de comida de panela (comida de panela, macarrão, polenta, carne de gado com molho, arroz e saladas.

Fichas: R$20,00 (adulto) R$10,00 (infantil)

Apresentação das invernadas locais e talentos locais

Presença de estudantes da Escola Naval Militar de Posadas

Animação Tiago Padilha.