Início » Saúde » Agentes Comunitários de Saúde do município participam de capacitação

Agentes Comunitários de Saúde do município participam de capacitação

postado em: Saúde

Nos dias 17 e 18 de julho, todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município participaram de capacitação na cidade de Ijuí. O curso foi ministrado pelo professor Carlos de Oliveira, que entre os assuntos abordou a importância do papel do ACS, a nova versão do programa E-SUS, no qual o município recentemente está utilizando para melhor atendimento dos usuários.

Segundo o professor Carlos, uma equipe bem estruturada na Atenção Primária a Saúde (APS) resolve os problemas mais comuns da população, reduz os danos ou sofrimento e contribui para uma melhor qualidade de vida das pessoas acompanhadas. Os agentes comunitários são os primeiros profissionais que ao visitar a família, tem o diagnóstico de qual o problema existente, trazendo para a equipe multiprofissional analisar e discutir qual o encaminhamento deve ser dado para resolver o problema. Por isso, a importância de investimento em capacitação dos mesmos.

Conforme o Secretário Municipal da Saúde, Lisandro Franco Pires, a qualificação da equipe é importante, para que os profissionais estejam preparados para atender as demandas da comunidade e por ter proporcionado aos agentes conhecimento e espaço para esclarecer e sanar as dúvidas diárias.