Início » Agricultura » Assinado convênio Feaper para benefício de agroindústrias do município

Assinado convênio Feaper para benefício de agroindústrias do município

postado em: Administração, Agricultura

Na última sexta-feira, 13, o Escritório Municipal da Emater promoveu encontro de lideranças e agricultores na Câmara de Vereadores com o objetivo de assinar o convênio para a liberação dos recursos conquistados pelo município na Consulta Popular 2017. Chiapetta foi contemplada com o valor de cerca de R$ 63 mil dentro do Programa da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca, e Cooperativismo (SDR), os quais serão utilizados no apoio aos pequenos empreendimentos rurais do município.

De acordo com o Prefeito Eder Luis Both, os recursos vão beneficiar quatro agroindústrias. A opção de investimento não foi a mais fácil dentro das opções que a SDR oferecia, mas pela análise das equipes da Emater e Secretaria Municipal da Agricultura que auxiliaram na construção,  o projeto dará mais resultados, visto que o município é carente na área das agroindústrias e necessitava de incentivos.

“O projeto foi discutido junto com o Conselho Agropecuário. No início deste ano foi aberto edital para todos os agricultores familiares interessados em se cadastrar e receber recursos para a compra de equipamentos e melhorias nas instalações para suas agroindústrias. Ao todo, quatro se inscreveram e todas foram contempladas. A forma de rateio também foi definida através do Conselho e distribuída conforme necessidade de investimento de cada uma”, explica Eder Both.

Durante a assinatura de contratos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), executado com recursos da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) esteve presente o jovem agricultor Leandro Klipstein e a esposa Tais Souza. Leandro utilizará os cerca de R$ 22 mil para a compra de câmara fria para a agroindústria de mandioca que pretende instalar em sua propriedade. Ele e a família apostam na atividade e acreditam que os recursos incentivarão o empreendimento.

Os demais agricultores assinaram os contratos durante o roteiro realizado pela Emater durante a sexta-feira. Com intuito de mostrar como as agroindústrias estão estruturadas no município, receberam as visitas: a Agroindústria de Ovos “Do Campo”, de propriedade de André Lotterman, o qual pretende investir os R$ 10 mil em equipamentos internos e a Agroindústria de Panificados “Renascer”, da proprietária Valci Thomzack, que utilizará os R$10 mil para a compra de equipamentos para aumento da capacidade produtiva.

Os recursos também beneficiarão o empreendimento voltado ao abate de aves coloniais de propriedade de Juares de Moura. O valor de R$ 21.666, 50, será utilizado na compra de equipamentos para a agroindústria, já que o prédio será construído por conta própria.

Para a equipe do Escritório da Emater de Chiapetta, o Feaper é um instrumento muito importante de desenvolvimento e estímulo aos agricultores para acessar recursos e montar uma atividade produtiva. Muitas vezes a iniciativa privada sem o apoio público não rompe a inércia. Por isso é preciso uma estrutura de apoio, seja financeiro ou de assessoria para que os agricultores consigam se desafiar a pensar uma agroindústria. Além disso, o município ganha muito quando faz o processamento, porque agrega valor e é uma fonte de renda direta de arrecadação.

Estiveram presentes na Solenidade de assinatura dos contratos do Feaper, o Presidente do Corede, Celeiro Carlos Eugênio dos Santos, o coordenador de Programas da SDR, Jucelar Berté, o Prefeito Municipal, Eder Luis Both, a Presidente do legislativo, Cleomara Bertaso, e demais vereadores, Secretário da Agricultura, Valdecir Dorn, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Clovis Obregão dos Santos, Diretora da Escola Estadual Anchieta, Cátia Janke, equipes do Escritório Municipal da Emater/Ascar e da secretaria da agricultura, agricultores familiares e estudantes beneficiados no programa bolsa jovem rural.