Início » Sem categoria » Amuceleiro realiza primeira assembleia do ano

Amuceleiro realiza primeira assembleia do ano

postado em: Sem categoria

No último dia 05, em Três Passos, a Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro) realizou a primeira assembleia do ano. A reunião contou com a presença maciça de prefeitos, vice-prefeitos e secretários dos municípios integrantes da região e teve como objetivo planejar as ações para o ano de 2018.

O presidente da Amuceleiro e prefeito de Chiapetta Eder Both trouxe para discussão diversos assuntos de interesse dos gestores, dentre eles a Interiorização da Famurs que ficou confirmada para ocorrer na região no dia 15 de março, a proposta de montar um calendário anual de cursos de capacitação dos servidores municipais para trazer para a região e o calendário de assembleias da Amuceleiro que ficou definido para toda terceira sexta-feira de cada mês.

O prefeito Eder salientou que 2018 promete ser um ano bastante produtivo, pois existe um sentimento de maior otimismo nos gestores, apesar das eleições que poderão comprometer um pouco o andamento dos trabalhos. As demandas municipalistas são das mais variadas áreas, seja na segurança pública, saúde, educação, receitas entre outras. “A nossa região está distante de grandes centros e muitas vezes é esquecida pelos governos. Precisamos nos unir cada vez mais e trabalhar em conjunto para mostrarmos nossa força e nosso potencial. A voz da região Celeiro precisa ser ouvida e é nosso papel, enquanto gestores, fazer isso pelo bem comum dos municípios da nossa região”, exaltou o presidente.

Demandas antigas como acesso asfáltico, apoio aos hospitais regionais e de pequeno porte, pagamento das verbas atrasadas da saúde aos municípios continuarão na pauta de 2018, da mesma forma, outros assuntos que impactam diretamente na vida dos cidadãos como saneamento básico (tratamento de esgoto), segurança pública e videomonitoramento regional, pagamento de precatórios, nova Política Nacional de Atenção Básica da Saúde, transporte escolar, dentre outros temas, também serão bandeiras de luta da Amuceleiro na atual gestão.

Os prefeitos da Amuceleiro também discutiram a participação em eventos estaduais e nacionais, entendendo ser fundamental a atuação da Amuceleiro e seus filiados no sentido de dar visibilidade aos pleitos dos municípios e da região. Em fevereiro, os prefeitos já estão se organizando para a Assembleia de Verão da Famurs, e em maio, para a Marcha em Defesa do Municipalismo, que acontece todos os anos e mobiliza prefeitos de todo país. Ambos eventos irão tratar de diversos assuntos de interesse dos municípios e a participação da região é fundamental.

Da assembleia também resultou, como pedido dos prefeitos, a realização de um curso na Amuceleiro sobre Licitações e Compras, ainda sem data definida, mas já com a previsão de que será no mês de fevereiro.