Início » Saúde » Outubro Rosa: “Política de Atenção à Saúde da Mulher” é tema de palestra

Outubro Rosa: “Política de Atenção à Saúde da Mulher” é tema de palestra

postado em: Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu na noite da última quinta-feira, 26, dentro da programação do Outubro Rosa, espaço para a discussão de questões relacionadas à saúde da mulher, com ênfase no câncer de mama. Realizada na Câmara de Vereadores, o encontro recebeu profissionais de saúde e a presença das mulheres da comunidade.

A palestra abordou o tema ‘Política de atenção à saúde da Mulher’ e foi ministrada pelas coordenadoras de saúde da mulher e de política de prevenção da violência, Jaqueline Schirmer e Neide Dürks, da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde de Ijuí.  De acordo com as palestrantes, é de suma importância conversar sobre questões relacionadas à saúde da mulher, já que a população do estado do RS é formada em sua maioria por mulheres e é preciso um cuidado especial para esse público, que também é o que mais adoece, tanto pela constituição do corpo, como das situações que vivencia.

Segundo a Coordenadora de Saúde da Mulher, Jaqueline Schirmer, o Movimento da Cura surgido em 1990, nasce com o propósito de questionar e fazer pensar sobre o “por que o câncer de mama mata tantas mulheres?”, e os municípios estão com muito empenho cuidando da comunidade, dando visibilidade ao problema e chamando as mulheres para a responsabilidade com o cuidado. “De nada adianta ter todo o serviço estruturado, o trabalho organizado, mas se eu mulher não tiver a responsabilidade sobre meu corpo. Não vai acontecer nada, não vai mudar os indicadores de saúde. Então, esse empenho do município, de se mobilizar, de se mostrar cor de rosa faz toda a diferença e faz com que as pessoas pensem o seu cuidado individual e pessoal”, concluiu.