Início » Consulta Popular » Assembleia Ampliada da Consulta Popular 2017/2018 divulga valor destinado ao Corede Celeiro

postado em: Consulta Popular

O Corede Celeiro realizou, na última semana, Assembleia Ampliada da Consulta Popular 2017/2018. O Coordenador Estadual da Consulta Popular, Theonas Baumhardt, esteve presente e explicou a todos a metodologia utilizada no processo deste ano, onde as diretrizes foram atualizadas de acordo com os Planos Estratégicos de cada região.

Neste ano, o valor destinado aos COREDEs para a Consulta Popular é 60 milhões. Destes, R$2.280.000,00 foi destinado à região do COREDE Celeiro. Essa nova metodologia tem como foco o Desenvolvimento Regional, principalmente o combate às desigualdades regionais e se divide em três blocos. No primeiro um valor fixo, R$  28 milhões será dividido igualitariamente entre os Coredes.

O segundo bloco tem como indicadores a variação do PIB, a variação populacional e taxa de participação na Consulta Popular, de cada uma das regiões. Cada um destes indicadores tem um peso específico: PIB 15%, população 15% e participação 10%. Este bloco tem um peso de 40 % no cálculo do valor a ser distribuído. O terceiro bloco tem como indicadores o IDESE, desdobrado em renda, saúde e educação. A renda tem um peso de 30%, saúde 15% e educação 15% Este bloco tem um peso de 60% no cálculo do valor.

A próxima etapa são as Assembleias Municipais. Em Chiapetta, a reunião para definir as prioridades acontece no dia 19 de junho, na Câmara de Vereadores, às 10 h.

Já a etapa regional, que definirá a cédula de votação acontece no dia 05 de julho. A Consulta Popular 2017/2018 ocorre nos dias 01, 02 e 03 de agosto. Será utilizado o aplicativo de votação, através de tablets e aparelhos celulares, bem como o site da Consulta Popular.