Início » Educação » Projeto Contar, Cantar e Educar do IFFar repercute iniciativas de leitura da Escola Haydêe Chiapetta

postado em: Educação

Durante a última semana a Escola Municipal de Ensino Fundamental Haydêe Chiapetta recebeu a visita da coordenadora do Projeto Contar, Cantar e Educar, Daniela D’Acampora, do Instituto Federal Farroupilha, campus Santo Augusto. Além da visita, as iniciativas ligadas ao incentivo à leitura da escola ganharam destaque no vídeo institucional produzido para contar a história do projeto.

Conforme a coordenadora e bibliotecária Daniela D’Acampora, a iniciativa de conhecer a escola e da participação no vídeo surgiu após a expedição investigativa dos alunos da educação infantil e do 1º ao 5º ano. Durante visita ao campus eles assistiram contação de histórias, montaram um piquenique, conheceram a estrutura, os animais e receberam livros. A coordenadora conta que se surpreendeu com o relato positivo da diretora da Escola Haydêe após a expedição. “A ida até o IFFar repercutiu nas casas das crianças. Dessa forma, pensei que seria interessante contar a história do Projeto Contar, Cantar e Educar a partir da experiência vivida pelos alunos e também trazer o relato das famílias”.

A diretora da Escola Haydêe Chiapetta, Ilma Estopiglia explica que a expedição investigativa realizada no IFFar rendeu bons frutos. “Sem dúvida, a visita ao instituto, as experiências adquiridas e a dedicação dos professores de cada turma deram suporte aos projetos que estamos desenvolvendo”. A diretora comenta as iniciativas tomadas a partir da expedição. “Nas salas foram montados cantinhos da leitura para que alunos e professores se reúnam para ler. Além do mais, foram confeccionadas pelos professores duas sacolas com personagens do escritor Monteiro Lobato, Emília e Visconde. A cada dia uma criança leva a sacola cheia de livros para casa, fazendo com que a família também se integre e participe do processo de leitura”.

Ao final da visita à Escola Haydêe Chiapetta, a coordenadora do projeto realizou também um convite aos alunos, professores e equipe diretiva. No mês de outubro será organizado um festival de contação de histórias. Denominado “Biblioteca em ação: Festival de histórias”, a iniciativa será realizada no IFFar e contará com a participação das escolas. A Diretora agradeceu o convite e confirmou a participação no evento.

Clique aqui para conferir o vídeo do projeto Contar, Cantar e Educar do Instituto Federal Farroupilha e conhecer as iniciativas da Escola Haydêe Chiapetta.