Início » Administração » Prefeito Eder participa de encontro de interiorização da FAMURS

Prefeito Eder participa de encontro de interiorização da FAMURS

postado em: Administração

Aconteceu na tarde do último dia 05, na Câmara de Vereadores de Crissiumal mais um encontro do programa de interiorização Famurs pelo Rio Grande 2017. Promovido em parceria com o Tribunal de Contas (TCE), o evento reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais da região Celeiro.

O vice-presidente da Famurs, Marcelo Schreinert, lembrou das dificuldades enfrentadas diariamente pelos gestores municipais. “Ninguém mais no Brasil é auditado e fiscalizado que o prefeito. Ninguém mais tem tanta legislação sobre os seus ombros para cumprir do que o prefeito”, alertou.

Durante os encontros, Schreinert e o coordenador-geral da Famurs, José Scorsatto, apresentaram as principais ações da entidade na atual gestão. Entre as iniciativas políticas estão o trabalho da entidade pela construção das creches e abertura das UPAs, a luta pelo pagamento dos repasses estaduais em atraso na área da saúde, a conquista dos recursos da repatriação e o estabelecimento de uma boa relação com o TCE.

Foi ressaltado o trabalho da Federação por melhorias na área da segurança pública, pela conclusão dos acessos asfálticos e pela solução dos problemas com o transporte escolar dos alunos da rede estadual. Schreinert e Scorsatto ainda apresentaram o balanço financeiro da entidade, dados sobre a Escola de Gestão Pública (EGP) da Famurs e a ferramenta gratuita do Diário Oficial dos Municípios. “A programação tem como objetivo debater os principais assuntos municipalistas e aproximar entidades e prefeitos”, explicou o coordenador-geral.

O presidente da Associação dos Municípios da Região Celeiro do Rio Grande do Sul (Amuceleiro) e prefeito de Crissiumal, Roberto Bergmann, considera relevante que os representantes da Federação estejam atentos às dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais. “É de extrema importância a Famurs conhecer a realidade dos municípios do interior para melhor compreender as dificuldades enfrentadas pelos prefeitos no dia-dia.”, ponderou Roberto.

O presidente da Amuceleiro também convidou a comitiva da FAMURS para conhecerem a RS 305 e retornarem por ela quando voltarem à Porto Alegre. Roberto disse que é vergonhosa a situação da rodovia e que há mais de meio século existe a promessa de asfaltamento e não se tem perspectiva de retomada das obras.