O Museu Municipal Memória Viva foi inaugurado no dia 17 de dezembro de 2008. Ele é regulamentado pela Lei Municipal nº 501 de 28 de outubro de 2008 e tem como finalidade, em especial, a guarda e difusão de objetos, obras de artes e documentos de diversos gêneros que contribuam com o conhecimento e estudos dos aspectos sociais, artísticos, políticos, econômicos, dentre outros, da história antiga e recente de Chiapetta, promovendo a cidadania.

Tem como objetivos buscar reconstruir o passado na perspectiva de aprofundar a história do município de Chiapetta; coletar, arquivar e preservar a identidade cultural, na dinâmica do processo histórico; elaborar exposições para fins educativos, contribuir para a formação do cidadão, para que possa criar e transformar a realidade, tendo como base a cultura produzida que será o estímulo para um novo fazer cultural.

O Museu tem em sua trajetória uma gama de eventos municipais como as Semanas Municipais de Museu e as Primaveras de Museu, além de incorporar em sua agenda os eventos  promovidos pelo Instituto Brasileiro de Museus. No ano de 2011, o Museu Municipal Memória Viva, participou de 16 a 22 de maio da 9ª Semana Nacional de Museus, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus e realizou a 1ª Semana Municipal do Museu Municipal Memória Viva com o tema “Museu e Memória”. Dos dias 13 a 23 de setembro, deste mesmo ano, organizou a 1ª Primavera do Museu Municipal Memória Viva com o tema “Mulheres gaúchas, museus e memórias” juntamente a 5ª  Primavera dos Museus com o tema “Mulheres, museus e memórias”. De 14 a 18 de dezembro realizou o evento “As mateadas”, sobre o histórico das mateadas municipais de Chiapetta, evento correlacionado com a 15ª Mateada e Folclore.

No ano de 2012, de 22 a 31 de maio  participou da 10ª  Semana Nacional de Museus que tinha como tema “Museus em um mundo em transformação – Novos desafios, novas inspirações” e realizou a 2ª Semana Municipal do Municipal Memória Viva que trouxe como tema “Aspectos educacionais do município de Chiapetta”. Neste mesmo ano ocorreu também a 2ª Primavera de Museu no período da Semana Farroupilha, com a construção de um Galpão Crioulo.

Em 2013 faz parte da 7ª Primavera de Museus e organiza a 3ª Primavera do Museu Memória viva, enquanto nacionalmente o IBRAM  trazia o tema “Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira”, em Chiapetta o tema era “Tradição Afro gaúcha para Chiapetta Conhecer”. No ano de 2015 organizou, de 18 a 24 de maio, a 13ª Semana Nacional dos Museus e a 4ª Semana do Museu Memória Viva com o tema “Museus para uma sociedade sustentável”. Do dia 17 a 19 de maio de 2016 organizou a 14ª Semana Nacional de Museus e a 5ª Semana do Museu Memória Viva com o tema “Museus e paisagens culturais”. No ano de 2017 organizou a 11ª Semana Nacional de Museus  com o tema “Museus e suas Memórias”.

A partir deste período o museu permaneceu fechado para uma reestruturação, ainda em andamento, que busca trazer um conceito de museu mais integrado as mídias digitais, que continue os trabalhos com as pessoas que doaram seus objetos pessoais e familiares e expanda ainda mais a história de Chiapetta para todos os munícipes. Enquanto a abertura física para visitação não ocorre você pode acompanhar o Museu Municipal Memória Viva pelas redes sociais e pode tirar qualquer dúvida entrando em contato por e-mail.

 

Para acessar o acervo de imagens do museu clique aqui!

Nos siga no Instagram pelo @memoriaviva_museu

Nos siga no Facebook

Ou nos envie um e-mail por acervo.memoriaviva@edu.chiapetta.rs.gov.br

 

 

Fontes:

Ata de reuniões, criação, implementação, gestão e organização do Museu Municipal Memória Viva.

MUSEU comemora a 11ª primavera de museus nesta semana. Prefeitura Municipal de Chiapetta, 2017. Disponível em: <http://chiapetta.rs.gov.br/2017/09/18/museu-memoria-viva-comemora-a-11a-primavera-de-museus-nesta-semana/ > Acesso em: 08 mai. 2022.

Perfil inativo do Museu Memória Viva no Facebook. Disponível em: < https://www.facebook.com/museu.memoriaviva> Acesso em 01 jun. 2022.