Início » Educação » 2ª Edição da Feira JEEP é realizada na EMEF Lorette Fanck

2ª Edição da Feira JEEP é realizada na EMEF Lorette Fanck

postado em: Educação

Estudantes, professores e direção da EMEF Lorette Fanck promoveram na tarde do dia 18 de novembro a 2ª Feira JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), que foi realizada no ginásio da escola, pelos alunos do 1º ao 9º ano.

A Feira JEEP é a conclusão de um projeto de educação empreendedora, realizada em parceria com o Sebrae/RS. A diretora da escola, Sandra Núzia, falou sobre os objetivos do projeto. “Com certeza daqui sairão empreendedores. O objetivo da segunda edição é tornar os alunos empreendedores, para que tenham mais conhecimento da vida e dos projetos”, ressaltou. O projeto também é um trabalho pedagógico, uma vez que acontece nas salas de aula e os alunos precisam estudar apostilas. A organização da Feira JEEP começa em meados do mês de abril, visando a conclusão anual do projeto em novembro.

Este ano, além de apresentações, cada turma desenvolveu uma ideia de empresa e negócio, que foram colocados em prática durante o ano. No projeto, são abordadas várias etapas reais da criação de um negócio, desde o planejamento até a confecção de produto/serviço, incluindo a organização de custos, lucro e tabela de preços. Ao total, foram 10 lojas expondo na Feira JEEP, com produtos que incluíam artesanato, plantas, alimentação e tecnologia.

O Prefeito Municipal Eder Luis Both destacou a construção de cultura a longo prazo criada no projeto. “É um prazer participar da Feira JEEP. Importante ver as crianças, de forma lúdica e divertida, enfrentarem os passos que os empreendedores também fazem. Essa experiência agrega visão para para que elas já estejam familiarizadas com essas situações no futuro”, disse o prefeito.

O destaque pela matriz empreendedora do projeto também foi realizado pela Secretária Municipal de Educação e Cultura, Arminda Inês Strücker: Nós estamos muito felizes em contar com a parceira do Sebrae na formação dos jovens e das crianças, pois oferece, desde tão pequenos, uma noção de cidadania, empreendedorismo e de vida. Olhar as produções é gratificante. Isso nos faz ver que a nossa escola conseguiu se destacar mais uma vez nesse grande projeto”.

O JEPP é um projeto implantando no município desde 2019 e tem por objetivo fomentar a cultura do empreendedorismo em sala de aula, apresentando aos alunos as possibilidades de fontes de renda criativas. Desde as séries iniciais até os anos finais, os alunos têm acesso aos conteúdos de educação financeira e noções de empreendedorismo, bem como é propiciado conhecerem de perto o trabalho das empresas do próprio município. Além disso, o projeto também conta com apoio da Inovachi, ACIC e Sala do Empreendedor e conta dois coordenadores e professores regulares, dentro da BNCC e alinhado com a proposta pedagógica da escola.

O evento foi aberto para a comunidade em geral e contou com a participação das autoridades municipais, Prefeito Municipal Eder Luis Both, Secretária da Educação e Cultura Arminda Strücker, vereadores, Coordenadora Pedagógica da SMEC Simone Fin, Diretora da Escola Sandra Núzia, alunos, professores, representantes da Inovachi, representantes da ACIC, SEBRAE e da Sala do Empreendedor.