Início » Assistência Social » Outubro Rosa: palestra de conscientização é realizada na Praça Carlos Chiapetta

Outubro Rosa: palestra de conscientização é realizada na Praça Carlos Chiapetta

postado em: Assistência Social, Saúde

A primeira semana do mês de outubro ficou marcada pelo evento alusivo ao Outubro Rosa, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Realizado no dia 5 de outubro, na Praça Municipal Carlos Chiapetta, a abertura oficial da campanha contou com a parceria voluntária do IMAMA-RS (Instituto da Mama) da cidade de Três de Maio para abordar temas relacionados à saúde da mulher e, principalmente, à prevenção do câncer de mama.

Durante a palestra, as voluntárias do IMAMA apresentaram os objetivos e a forma de trabalho do instituto, ressaltando a importância da conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, câncer de colo uterino, do autoexame das mamas e ainda questões relacionadas ao autocuidado da mulher. Além disso, as participantes do IMAMA também fizeram relatos de como venceram o câncer de mama.

O evento contou com o apoio e com a presença das autoridades: Prefeito Municipal Eder Luis Both, Secretária Municipal de Saúde Cleomara Bertaso, Presidente do Conselho Municipal de Saúde Dhonathã Rigo, Coordenadora Municipal da Atenção Básica Enfermeira Laura Kuhn e profissionais da saúde integrantes da Unidade Básica de Saúde e Secretaria Municipal da Saúde.

Cerca de 200 pessoas, em sua maioria mulheres, compareceram no evento. As participantes também receberam mimos pela participação no evento e tiveram a oportunidade de um momento de conhecimento, reflexão e descontração. Ao final, foi realizado um momento de confraternização entre a equipe da SMS e a comunidade. O público aproveitou o momento para sorteio de brindes doados pelo comércio local e a degustação de um lanche. A caminhada que seria realizada com as participantes não foi realizada devido a instabilidade climática.

Atendimento noturno

O evento também deu início às atividades do Outubro Rosa realizadas na UBS, que conta com atendimentos por agendamento nas quintas-feiras à noite durante todo o mês de outubro.

Outubro Rosa

A Campanha do Outubro Rosa é um movimento mundial de luta contra o câncer de mama, criado na década de 1990, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença e redução da mortalidade, e alertando sobre a realização dos autoexames regulares para prevenir o câncer de mama.