Início » Agricultura » Secretaria da Agricultura realiza entrega de alevinos a produtores rurais

Secretaria da Agricultura realiza entrega de alevinos a produtores rurais

postado em: Agricultura

Mais de 9 mil alevinos foram entregues a produtores rurais no início da manhã da última quarta-feira. Esse é o quinto ano do Programa de Incentivo à Piscicultura, iniciativa da Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária (SMAP) que tem proporcionado desconto de 50% no valor pago por alevino.

Ao todo, 17 produtores realizaram pedidos junto a Secretaria da Agricultura. A iniciativa tem como objetivo, além do desconto, incentivar os produtores para que adquiram os alevinos, povoem os açudes, proporcionando assim, a diversificação da produção, mais renda e desenvolvimento para os agricultores e para o município. A Administração Municipal também auxilia no trabalho com retroescavadeira e máquinas para a organização dos açudes nas propriedades.

Como funciona o Programa de Incentivo a Piscicultura?

O Programa de Incentivo a Piscicultura foi instituído pela Lei Municipal Nº 967/2018 e prevê o desconto de até 50% por alevino adquirido do programa, limitado até mil alevinos por agricultor, podendo ser contemplado no máximo duas vezes por ano.

Entre as espécies disponibilizadas: Carpa Capim, Carpa Húngara Espelho, Carpa Húngara Escama, Carpa Húngara Albina, Carpa Cabeça Grande, Carpa Prateada, Jundiá Cinza, Jundiá Branco, Piava, Pacú, Grumatã, Trairão, Lambari e Tilápia.

No município, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária é responsável pelo programa, assistência técnica e distribuição de alevinos aos piscicultores que se enquadram nas disposições da lei. São destinatários do programa os pequenos proprietários ou possuidores de áreas rurais situadas no município. Para participar é preciso estar devidamente cadastrado na Secretaria Municipal de Agricultura.

A iniciativa com vistas ao incremento da produção de peixe através dos piscicultores estabelecidos no município tem como objetivo gerar fonte alternativa de renda e diversificação da produção primária, através do aproveitamento de fontes, açudes, áreas improdutivas ou de baixa produção e da utilização de subprodutos da agropecuária.