Início » Agricultura » Emater realiza Dia de Campo sobre tecnologia em secagem e armazenamento de grãos

postado em: Agricultura

Com o objetivo de trazer mais informação e tecnologia aos produtores rurais de Chiapetta, na tarde do dia 16 de setembro a Emater/Ascar realizou um Dia de Campo para mostrar como os secadores e armazenadores de grãos podem oferecer maior segurança para comercialização e ajudam na manutenção da qualidade do produto. O evento foi realizado na propriedade de Marcos Hentz, na localidade As Brancas, que tem um projeto com capacidade total para 16 mil sacas, em quatro silos.

O Dia de Campo contou com uma explicação do passo a passo da equipe da Emater sobre princípios de armazenagem de grãos e as fases de execução de uma obra desse porte, englobando sistema de recebimento do grãos, pré-limpeza, elevação e a proposta técnica de secagem usando recursos como ar natural, que otimiza muito o tempo.

Para que os agricultores tenham uma melhor experiência, foram apresentados a projetos e propriedades de diferentes tamanhos, para que possam adaptar a tecnologia para a sua propriedade, uma vez que ela funciona com essas variações.

A nova tecnologia vem sendo adotada gradativamente na Região Celeiro. Nos últimos três anos, 14 projetos já foram concluídos no município de Chiapetta, que já tem unidades em andamento em 2022 e ela pode ser utilizada para sementes de trigo, aveia, soja, milho, girassol e outras variedades.

A Emater/Ascar agradece a participação dos produtores e reforça que a proposta está à disposição de todos os agricultores do município.