Início » Educação » Chiapetta recebe o Fogo Simbólico da Pátria

Chiapetta recebe o Fogo Simbólico da Pátria

postado em: Educação

Na manhã de hoje (17), foi realizada a solenidade de entrega da Fogo Simbólico da Pátria no município de Chiapetta, pela Liga da Defesa Nacional (LDN/RS) – entidade centenária, criada pelo poeta Olavo Bilac, que tem como finalidade desenvolver o sentimento de patriotismo e incentivar a prática do civismo nos cidadãos brasileiros, difundindo o culto aos símbolos nacionais, a cultura brasileira e a história do Brasil.

A recepção da Chama da Pátria iniciou na entrada da cidade, de onde a Brigada Militar escoltou uma equipe de alunos do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Anchieta, seguida por uma carreata formada por autoridades e membros da comunidade, coordenados pela equipe da LDN/RS, formada pelo 2º Tenente da Reserva de Infantaria Júlio Cesar Hilzendeger, Comandante do Eixo CENOE – Centro Noroeste do RS; o adjunto 2º Sargento e Chefe Escoteiro Manoel da Rosa Michael; o 3º Sargento Gustavo Karasek e o Soldado Gabriel Blondé, que conduziram a chama até o palanque oficial da Praça Carlos Chiapetta.

Na cerimônia, foi entoado o Hino Nacional e as bandeiras foram hasteadas. Também foi entregue uma centelha do fogo ao Prefeito Municipal Eder Luis Both, que foi depositada junto a pira, a qual permanecerá acesa até o dia 7 de setembro. O Tenente Júlio Cesar Hilzendeger entregou um certificado ao município de Chiapetta pela participação na 85ª edição da Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, e o prefeito entregou uma lembrança do município aos membros da Liga.

Participaram da solenidade o Prefeito Municipal Eder Luis Both, a Secretária de Educação e Cultura Arminda Inês Strücker, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Jonatan Cristiano Kuhn, membros da Liga da Defesa Nacional, escolas do município, representantes da Brigada Militar e comunidade em geral.

A abertura oficial da Semana da Pátria ocorrerá no dia 1º de setembro, às 9h, junto ao palanque oficial da Praça Carlos Chiapetta. E o tradicional desfile cívico acontecerá no dia 4 do mesmo mês. Este ano o município retratará o tema municipal: Bicentenário da Independência: com Educação e Cidadania se faz um mundo melhor.