Início » Educação » Fogo Simbólico da Pátria chega amanhã em Chiapetta

Fogo Simbólico da Pátria chega amanhã em Chiapetta

postado em: Educação

Nesta quarta-feira (17), chegará em Chiapetta o Fogo Simbólico da Pátria. Aceso em Viamão/RS no dia 13 de agosto, a distribuição da centelha nos municípios gaúchos se iniciou no último dia 15, iniciando a 85ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, desenvolvida pela Liga de Defesa Nacional do RS.

O evento terá início às 8h15 da manhã, na Praça Carlos Chiapetta. O fogo permanecerá na pira do palanque oficial da praça até o dia 7 de setembro, no encerramento da Semana da Pátria. Durante esse período, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, juntamente com as escolas, desenvolverão atividades/ações cívico patrióticas com os alunos.

Este ano, a SMEC trabalhará com o tema: ”BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: Com Educação e Cidadania se faz um Mundo Melhor”, e realizará uma homenagem para as escolas: EEEM Anchieta, EMEF Haydêe, EMEF São José, EMEF Professora Lorette Fanck, EMEI Bem-Me-Quer e EMEI Pequeno Príncipe, que buscaram alternativas e se reinventaram diante das dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19.

O Fogo Simbólico da Pátria e a Liga da Defesa Nacional

O Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1937, no Rio Grande do Sul, quando um grupo de patriotas procuravam um símbolo que bem representasse o calor patriótico do povo brasileiro. Assim, surgiu a ideia do fogo, companheiro do homem desde a pré-história. Com a ideia aprovada, o símbolo recebeu a denominação de Fogo Simbólico da Pátria, de forma que deveria percorrer todo o território nacional, em peregrinação cívica.

A Liga da Defesa Nacional, criada em 7 de setembro de 1916, pelo poeta e escritor Olavo Bilac, com dedicação às causas cívico patrióticas, se juntou aos idealizadores e criou a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, sendo o evento realizado pela primeira vez em 1938.