» » Chiapetta realiza 1ª Conferência Municipal de Cultura

Chiapetta realiza 1ª Conferência Municipal de Cultura

postado em: Educação | 0

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura juntamente com os Conselho Municipal de Políticas Culturais realizaram na tarde última quarta-feira (3) a 1ª Conferência Municipal de Cultura de Chiapetta, sediada na Câmara Municipal de Vereadores de Chiapetta.

 

A abertura do evento foi marcada com duas apresentações culturais do CTG Relembrando o Tio Lautério, com Valentina Strada – Prenda Destaque Dente de Deite da 20° RT e Arthur da Silva, 3° Piazito da 20° RT.

 

Na apresentação de painéis, foram apresentados o “Economia Criativa”, realizado com Carolina Biberg, da SEDAC RS; “Retrato da Cultura na Região Celeiro”, com Dorotéia Schaeffer, Coordenadora do Codic Amuceleiro; a apresentação do projeto “Sem Memórias não há História”, com Nathan Rolim; e o último painel foi o resgate e revitalização do Museu Memória Viva, com Tamara Juriatti, a qual também coordenou um debate coletivo sobre o atual cenário cultural em Chiapetta e como ele pode ser melhorado em parceria com o poder público.

 

Cumprindo com o objetivo do evento, os participantes elencaram várias ideias de ações colaborativas, que irão fortalecer as ações entre produtores culturais e fazedores da cultura do município bem como identificar as diretrizes para a formulação do Plano Municipal de Cultura – PMC para os próximos dez anos.

 

Ainda na conferência, foram eleitos três delegados e suplentes, que representarão o município de Chiapetta em outras conferências. Sendo os delegados titulares: Tamara Juriatti, Ivanice Veronica Pitol e Arminda Inês Strucker; e como suplentes: Roci Souto, Juan Adalberto dos Santos e Simone Regina Fin.

 

A Secretária Municipal de Educação e Cultura Arminda Strücker ressaltou a importância da cultura para setores como educação, saúde, economia e infraestrutura e destacou a mobilização das pautas do evento: ”Os costumes, a música, a arte e, principalmente, o modo de pensar e agir, fazem parte da cultura de um povo e devem ser preservados para que nunca se perca a singularidade da comunidade da qual fazemos parte. Um povo sem conhecimento de sua história é como uma árvore sem raízes”, disse.

 

A 1ª Conferência de Cultura de Chiapetta contou com a presença do Prefeito Municipal Eder Luis Both, o Presidente da Câmara de Vereadores Jonatan Kuhn, direções e professores das escolas, membros de ACIC, Emater, Lions Clube, CTG, Smash, Grêmio Estudantil, servidores públicos, estudantes e representantes dos grupos e entidades culturais.