Início » Sem categoria » Município atinge marca de mais de R$1 milhão em compras da Agricultura Familiar

Município atinge marca de mais de R$1 milhão em compras da Agricultura Familiar

postado em: Sem categoria

Uma conquista para ser celebrada. Chiapetta atingiu nos últimos dias a marca de R$1 milhão em compra de produtos da Agricultura Familiar produzidos por agricultores do município. O valor foi investido pela Administração Municipal em três importantes programas: Programa de Aquisição de Alimentos para os Servidores Municipais (PAASP), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Iniciativas que tem beneficiado dezenas de produtores rurais assim como centenas de alunos, servidores e famílias.

Durante a entrega mensal de cestas básicas aos servidores, uma das políticas públicas que também adquire produtos da agricultura familiar, o Prefeito Eder Both comemorou a conquista. “É uma alegria poder compartilhar essa marca. Soma de investimentos no PAASP, PAA e PNAE nos últimos anos que nos deixa muito contentes por estar proporcionando esta política pública onde todos ganham, produtores rurais e a comunidade que recebe esses alimentos de qualidade”.

PNAE

O Programa Nacional de Alimentação Escolar beneficia as cinco escolas da Rede Municipal. Com o valor do repasse, 30% é destinado às compras de alimentos produzidos por agricultores familiares do município, os quais fazem a entrega de verduras, legumes, ovos, bolachas, cuca e massa caseira. Os produtos são levados até as escolas onde são ofertados na merenda escolar, garantindo uma alimentação saudável e equilibrada aos estudantes. Desde 2017, já foram investidos mais de R$150 mil em compras da Agricultura familiar dentro do PNAE.

PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos tem como objetivo o acesso a alimentação saudável e incentivar a agricultura familiar. Em Chiapetta a iniciativa foi desenvolvida entre 2019 e 2021, com a aquisição de mais de R$ 100mil em alimentos, beneficiando mensalmente cerca de 90 famílias em vulnerabilidade social, sem contar nas instituições de saúde e educação que receberam também os alimentos.

PAASP

Política pública desenvolvida desde 2017, o Programa de Aquisição de Alimentos para os Servidores Públicos entrega junto a cesta básica mensal produtos vindos da agricultura familiar. Além dos itens básicos como arroz, açúcar, feijão, farinhas e azeite, os servidores também tem acesso a verduras e legumes, ovos, peixe, massa, cuca e bolacha caseira. No mês de agosto a iniciativa completa cinco anos. Durante período foram adquiridos mais de R$745 mil em produtos.