Início » Saúde » Vigilância Ambiental realiza palestras nas escolas sobre o Mosquito Aedes Aegypti

Vigilância Ambiental realiza palestras nas escolas sobre o Mosquito Aedes Aegypti

postado em: Saúde

Com objetivo de conscientizar para importância de prevenir e combater o mosquito Aedes Aegypti, equipes da Vigilância Ambiental em Saúde estiveram promovendo palestras junto as escolas municipais. As atividades fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE) e foram desenvolvidas com alunos da pré-escola da EMEI Bem-Me-Quer e do 1º ao 5º ano das EMEFs Lorette Fanck, Haydêe Chiapetta e São José, no período de 30 de maio a 03 de junho.

Para chamar a atenção dos estudantes, as intervenções contaram com a “presença” do mosquito Aedes Aegypti. “A fantasia do mosquito estava presente para interagir com as crianças”, explicou a equipe.

Entre as atividades, foram apresentados vídeos informativos, distribuído material educativo, além do alerta para o perigo do contágio das doenças transmitidas pelo mosquito, dengue, zika vírus, febre amarela e Chikungunya, maneiras de prevenção e possíveis locais considerados criadouros do vetor.

Ao final foi solicitado aos estudantes para que junto aos pais e responsáveis reservem cinco minutos diários para revisarem o pátio de suas residências e recolham lixos e entulhos que possam acumular água. “Este é um trabalho de todos. É nosso dever manter nossas famílias em segurança e nossa comunidade em geral. Um mosquito não pode ser mais forte que uma comunidade inteira”, finalizaram.

Situação do Mosquito Aedes no município

Conforme as informações da Vigilância Ambiental, o último LIRA (Levantamento de Índice Rápido) realizado no município indicou infestação de 1.9. Esse valor é considerado alto e indica situação de alerta.

Apesar de ter confirmado neste ano três casos importados de dengue, no momento não há novos casos, nem mesmo suspeitos. Por isso, a vigilância ambiental reforça o pedido para que a comunidade colabore no combate ao mosquito, eliminando criadouros e focos.