» » Dia Internacional do Leite: Programação especial celebrou a data com produtores e envolveu toda a cadeia do leite

Dia Internacional do Leite: Programação especial celebrou a data com produtores e envolveu toda a cadeia do leite

A segunda edição da programação que comemora o Dia Internacional do Leite promovida pelo município de Chiapetta, neste dia 1º de junho, encerrou com sentimento de dever cumprido por ter conseguido reunir e atingir um expressivo número de participantes, presencialmente ou através da transmissão pela Rádio Ciranda, assim como atividades envolvendo os diversos públicos. Com uma vasta programação que iniciou as 6h da manhã e seguiu até o fim do dia, o evento representa o reconhecimento e a valorização da Administração Municipal e da comunidade de Chiapetta aos produtores de leite do município e a toda cadeia envolvida.

De acordo com dados apresentados durante o evento, 67% do leite produzido no Rio Grande do Sul é da Região Noroeste do Estado.  “Somos a região que vai ser reconhecida em âmbito nacional como a maior produtora de leite”, compartilhou o Consultor Agropecuário Carlos Schefel na apresentação dos dados do setor leiteiro. No município, apesar da redução do número de produtores na atividade leiteira, a produção vem se mantendo estável. Atualmente, são 84 produtores exercendo a atividade de bovinocultura de leite, uma produção que ultrapassa os quinze milhões de litros por ano.

Durante o encerramento, o Prefeito Eder Both avaliou o evento. “Programação pensada para celebrar e comemorar com toda a cadeia do leite e também para divulgar este produto que tantos benefícios oferece na vida de todos nós, tanto na área da saúde quanto para desenvolvimento econômico do município. Agradecemos a todos os parceiros, colaboradores e patrocinadores. Ficamos muito felizes com a participação de todos no evento e já pensamos na terceira edição com muito mais novidades para nossa comunidade”, comemorou contente com o sucesso da programação.

A segunda edição da Comemoração alusiva ao Dia Internacional do Leite foi promovida pela Administração Municipal através da Secretaria da Agricultura e Pecuária (SMAP), Câmara Municipal de Vereadores e Fazenda San Diego, apoio da Schefel Consultoria Agrícola, Emater/Ascar, Sindilat/RS, Sindicato de Ijuí, Senar, SkyNet Telecom e Rádio Ciranda.

Minha Felicidade é o Leite

A programação incluiu espaço para atividades com as escolas municipais e estadual. Com a parceria do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (SINDILAT/RS) durante a manhã e a tarde, foi realizada a palestra teatralizada intitulada “Minha Felicidade é o Leite”. Apresentada pela palestrante Diana Ceolin, “o momento oportunizou reflexões através do humor. Entre os temas abordados, tecnologia, vida do campo, a importância de sair da zona de conforto para crianças e jovens e ainda o olhar para o ciclo que estou e onde quero chegar”, salientou a palestrante. Outras atividades interativas, como a experiência de “tirar leite” e passeios de trenzinho também foram oferecidas aos estudantes.

Case de Sucesso: a trajetória da Queijaria D’Nena

Ainda durante a manhã, a programação se deslocou para a Sede da Comunidade Cristo Rei envolvendo, especialmente, os produtores de leite, os grandes homenageados do dia. Por lá, foi oportunizado conhecerem o case de sucesso da Queijaria D’Nena, agroindústria localizada na ERS-155, em Santo Augusto, comandada pela empreendedora Marilene da Silva, a “Nena”. Antes do almoço, ela contou ao público presente como iniciou a sua trajetória com a produção de leite e de queijos, percalços pelo caminho até chegar hoje a conhecida Queijaria que produz cerca de quarenta tipos de queijos. “O início foi mais difícil, mas a gente foi indo, sempre se aperfeiçoando. Faço minha atividade com muito amor e isso me engrandece bastante”, contou a empreendedora motivando os produtores a persistirem.

 

Concurso de Sobremesas Derivadas do Leite

Uma das novidades da segunda edição do evento foi o 1º Concurso de Sobremesas Derivadas do Leite. A divertida competição teve como objetivo resgatar as deliciosas receitas feitas para reunir as famílias aos domingos e feriados e que muitas vezes são passadas de geração em geração. Ao todo, nove sobremesas foram avaliadas por uma banca de juradas, as quais avaliaram os quesitos apresentação, criatividade, textura e sabor. Ao final do concurso, as vencedoras receberam premiação e certificado.

1º Lugar – Sobremesa: Creme de Leite com gelatina – Edir Zanella

2º Lugar – Sobremesa: Leite Ninho com chocolate trufado – Teresinha Klipstein

3º Lugar – Sobremesa: Romeu e Julieta – Mara Tânia Roncaglio

 

Oficina de Produtos Derivados do Leite

Além da comemoração, a organização se preocupou em oferecer espaços de aprendizagem, envolvendo o público da cidade. Por meio da parceria com o Serviço Nacional da Aprendizagem Rural (SENAR/RS) foi oportunizado Oficina de Produtos Derivados do Leite. Ministrada pela Instrutora Isabel Cenedese, a oficina realizada no Centro de Eventos reuniu em torno de 25 mulheres, entre elas, donas de casa e profissionais da área da culinária.  Com duração de duas horas, foram produzidos: rapadura de leite, doce de leite, iogurte natural, requeijão cremoso e queijo minas frescal. “A nossa ideia foi justamente isso, trazer esse produto tão importante em contato com vocês. Esperamos ter feito a diferença”, salientou a proprietária da Fazenda San Diego, Sula Zardin, idealizadora da capacitação.

A oficina encerrou a programação do Dia Internacional do Leite.

Confira os registros da entrega de premiação aos produtores de leite e também do almoço gratuito oferecido aos participantes: