Início » Educação » Volta às aulas: SMEC promove encontros com profissionais de educação da Rede Municipal de Ensino

postado em: Educação

Visando dar início as atividades letivas do ano de 2022, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) promoveu ao longo desta semana três importantes momentos de discussão, reflexão e interação envolvendo professores, servidores e manipuladoras de alimentos, profissionais estes que integram a Rede Municipal de Ensino.

O primeiro encontro foi realizado na segunda-feira (14), junto ao Centro de Eventos, com a participação das equipes diretivas, pedagógicas e todos os professores da rede municipal. Além da fala de autoridades presentes, benção do Pastor Edison Mello, discussão de assuntos administrativos e pedagógicos, apresentação do calendário escolar, o evento contou com a palestra “Além da Excelência”, ministrada pelo palestrante Valdecir Soranzo, que  enfatizou que a motivação não deve ser apenas ao trabalho, mas sim na vida, para enfrentar os obstáculos e dificuldades do nosso dia a dia.

Presente na abertura do ano letivo dos professores, o Prefeito em Exercício Jorge Rochinheski pautou os investimentos que a Administração Municipal tem feito na área da Educação, por entender que se trata de um trabalho relevante, indispensável e que não só atende as necessidades de hoje mas que refletirá na sociedade que teremos nas próximas gerações.

Investimentos como o Sistema de Ensino SIM/FTD. A Secretária de Educação e Cultura Arminda Strucker ressaltou que o município continuará oferecendo aos alunos da Rede Municipal de Ensino o material, sendo que este ano está sendo ampliado a oferta aos alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental. O material conta com apostilas de uso individual numa linguagem acessível com riquíssimas atividades e uma Plataforma de pesquisa a alunos e Professores.

O segundo momento de boas-vindas foi promovido na quarta-feira (16) com a presença de Serventes, Monitoras, Atendentes, CIEEs, Vigias, Serviços Gerais e Equipes Diretivas e Pedagógicas, também no Centro de Eventos. Para abertura da reunião foi proferida benção do Pastor e servidor Jocemar Mayer. Já o Professor Jardel Dallabrida desenvolveu uma dinâmica promovendo uma reflexão e introspecção do ser que somos. Na sequência a Psicóloga Juliana Lermen promoveu uma palestra em forma de Roda de conversa com dinâmicas e interações do grupo sobre ética, proatividade e responsabilidade no trabalho,

fatores indispensáveis para um trabalho exitoso e realização pessoal.

Para encerrar a semana de atividades, foi a vez das profissionais manipuladoras de alimentos participarem da reunião de boas-vindas que contou ainda com visita as duas Agroindústrias do Reassentamento Nova Conquista, as quais fornecem produtos para a alimentação escolar. O passeio foi realizado na horta da propriedade da família Garcia e após na Fábrica de Massas, pães e bolachas da família Thomzack, com direito a café da manhã.

Na sequência o encontro foi desenvolvido na EMEF Haydêe Chiapetta, onde as profissionais tiveram uma capacitação na cozinha da escola, conduzida pela Nutricionista Kálita dos Santos e Jonathan Rigo extensionista da EMATER. Para encerrar, a Psicóloga Juliana Lermen desenvolveu uma Roda de conversa com dinâmicas e interações voltado para aquele grupo de trabalhadoras.

Volta às aulas para os estudantes

A Secretaria Municipal de Educação informa que a volta às aulas nas cinco escolas municipais ocorre na próxima segunda-feira (21). Todos os protocolos sanitários serão respeitados.