Início » Saúde » Equipe de Imunização realiza revisão das cadernetas de vacinação de estudantes das escolas municipais

postado em: Saúde

Uma parceria das Secretarias Municipais de Saúde e Educação resultou na ação de revisão das cadernetas de Vacinação de crianças e adolescentes de 6 meses a 15 anos frequentadores das escolas municipais e estadual. Realizada pela equipe de imunização, o trabalho é parte da Campanha de Multivacinação e Atualização das Cadernetas de Vacinação, sempre realizada no mês de outubro e que neste ano foi prorrogada até o dia 30 de novembro.

As visitas foram realizadas conforme o cronograma construído em conjunto. Nos dias 09/e 10 de novembro foram visitadas a EMEI Pequeno Príncipe e a EMEI Bem-Me-Quer, respectivamente. No dia 16 de novembro, a visita ocorreu na EMEF Lorette Fanck, e no dia 18, na Escola Estadual Anchieta. As escolas do interior receberam a visita nos dia 19 e 24 de novembro, na EMEF São José e EMEF Haydêe Chiapetta, respectivamente.

Além da revisão feita junto às escolas, a Secretaria Municipal da Saúde promoveu dia D de Vacinação, porém nem todos os pais ou responsáveis conseguiram comparecer à Unidade Básica de Saúde e trazer seus filhos para que a equipe de imunização revisasse as cadernetas. Outra estratégia adotada foi oportunizar horário estendido na UBS nos turnos de quarta-feira à noite (juntamente com as atividades do Outubro Rosa e Novembro Azul) para que trouxessem seus filhos para a vacinação.

Durante os dois últimos anos, a procura pela vacinação de rotina diminuiu em decorrência da pandemia, e por este motivo essa ação configura-se em uma importante estratégia de busca ativa de crianças e adolescentes com vacinas em atraso. A ação buscou lembrar os pais, crianças e adolescentes que a vacinação de rotina é imprescindível na prevenção de dezoito doenças imunopreveníveis.