Início » Saúde » Secretaria Municipal da Saúde inaugura Ambulatório de Saúde Mental e Sala de Fisioterapia

postado em: Administração, Saúde

O Município de Chiapetta passa a contar a partir de agora com Ambulatório de Saúde Mental e novo espaço para Sala de Fisioterapia. A cerimônia de inauguração foi realizada na manhã de hoje (25), em frente ao prédio onde serão oferecidos os atendimentos, ato que contou com presença de autoridades locais, servidores, equipes da saúde e comunidade em geral.

O novo espaço oferece atendimento psicológico, de fisioterapia e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e têm como principal objetivo atender e minimizar algumas das consequências deixadas pela pandemia do novo coronavírus, assim como atuar na prevenção. “Era um projeto que que já estava em andamento. Neste ano cadastramos e fomos contemplados. Com isso conseguimos montar uma estrutura bonita, acessível, um ambiente agradável para atender os pacientes, desde as crianças até idosos. Quem ganha com certeza é a comunidade que necessita”, destacou a Secretária Cleomara Bertaso.

O Ambulatório de Saúde Mental é um serviço novo, colocado em portaria no ano de 2017 e, conforme a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde de Ijuí, Chiapetta é o primeiro município de abrangência da região com o espaço inaugurado. “Iniciamos uma caminhada junto com os municípios, principalmente, com aqueles que não contavam com serviço de saúde mental, e Chiapetta foi um deles. Os gestores entenderam a importância de ter um serviço como este. É uma alegria poder estar aqui hoje vendo essa realidade”, salientou a Coordenadora de Saúde Mental da 17ªCRS, Lourelis Scherer.

“É uma alegria para nós inaugurar este ambiente que há muitos anos estamos pleiteando. E no meio disso tudo uma pandemia que retardou a instalação deste espaço, mas que aumentou ainda mais a necessidade. Sabemos da necessidade do trabalho de saúde mental tanto curativo, na busca de resolver situações já existentes, como preventivo, e aqui muito vai ser trabalhado a prevenção de problemas psicológicos”, ressaltou o prefeito Eder Luis Both. Esclareceu ainda que o município está habilitado junto ao Governo Federal, só faltando ainda a liberação por meio de portaria, o que deve ocorrer nos próximos meses. Após isso, será possível ampliar o leque de profissionais no local. Por enquanto, o município se dispôs a arcar com recursos próprios os atendimentos.

Com a estruturação do espaço de saúde mental foi possível ainda realocar junto ao prédio a sala de fisioterapia, possibilitando local mais amplo e, especialmente, mais acessível aos pacientes que necessitam de reabilitação física.

O Ambulatório de Saúde Mental e Sala de Fisioterapia situam-se no prédio localizado na Rua Coronel Raul de Oliveira, nº543, com atendimento de segunda a sexta-feira, das7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Os atendimentos ocorrem de forma agendada e conforme indicação médica.