» » SMASC e CRAS promovem tarde de aprendizados e autocuidado para as integrantes do grupo Mulheres Inovadoras

SMASC e CRAS promovem tarde de aprendizados e autocuidado para as integrantes do grupo Mulheres Inovadoras

Durante a tarde do dia 20 de outubro, equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SMASC) e do CRAS recepcionaram no Centro de Eventos as integrantes do grupo Mulheres Inovadoras para uma tarde de aprendizados e autocuidado. Depois de quase dois anos sem eventos, o encontro marcou o relançamento do Projeto Juntos Somos mais Fortes, que nessa fase tem como tema “Plante uma Muda, Cultive um sentimento”.

No primeiro momento, a Secretária de Assistência Social e Cidadania, Fernanda Maçalai Both, apresentou para as integrantes a nova fase do projeto, do qual tem como objetivo realizar ações ligadas ao cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade, com foco principal os sentimentos. Tema que será trabalhado pelas equipes de referência, assim como entregue mudas de laranjeiras para as usuárias, onde cada uma traz a representatividade de uma emoção, como por exemplo, amor, amizade, empatia, união, o companheirismo. “O desejo é que cada sentimento se multiplique no decorrer do projeto”, salientou a secretária Fernanda.

O espaço todo ornamentado e acolhedor recebeu a participação das mulheres e da Palestrante Diana Ceolin que abordou a temática, “Gerando conexão com amor”, trazendo de forma reflexiva e prática a evolução comportamental do Ser Humano, onde nossos EGOS e diálogos internos interferem no nosso dia a dia, impedindo o nosso crescimento pessoal ou profissional. Apresentou caminhos a serem seguidos, de modo especial o caminho da zona de conforto, pois para avançar neste processo é necessário a superação do medo, da angústia e do conflito.

Na sequência, as integrantes desfrutaram de momento de relaxamento e autocuidado a partir da dinâmica de escalda-pés com pétalas de rosas. Técnica utilizada para aliviar os sintomas de ansiedade, estresse, cansaço e dores. A ideia é que eles possam desenvolver esse cuidado em suas casas. Também foi abordado sobre a conscientização do câncer de mama, colo de útero e outubro rosa.

Ao final do encontro, cada integrante recebeu uma camiseta personalizada, um sabonete líquido e uma muda de laranjeira para cultivar em casa. “Uma tarde muito emocionante, muito produtiva, de aprendizado e de confraternização. Nossa gratidão pela participação do grupo Mulheres Inovadoras, declarou a Secretária Fernanda que espera que todos cultivem a muda e, principalmente, cuidem deste sentimento.