Início » Administração » Chegada da Chama Crioula marca a Abertura da Semana Farroupilha no município de Chiapetta

postado em: Administração, CTG

Munícipes recepcionaram no final da tarde de segunda-feira (13), o grupo de cavalarianos do CTG Relembrando Tio Lautério trazendo a Chama Crioula, que neste ano foi gerada no município de Derrubadas. O símbolo dos festejos farroupilhas chegou ao município conduzido pelo Patrão do CTG, Joanir Aloíssio Strada.

Após a recepção em frente ao Esporte Clube Pampeiro, a chama percorreu a Avenida Ipiranga até o CTG. No local foi acesso o candeeiro e realizada a Abertura da Semana Farroupilha 2021, que neste ano tem como tema “Caminhos de Anita”. O Patrão Joanir Strada em seu pronunciamento lembrou do tema pedindo uma salva de palmas a todas as mulheres que estão na linha de frente levando o tradicionalismo e também agradeceu a todos que contribuíram para a busca da centelha, “dessa vez um pouco mais longe, mas os três dias com tempo bom, sem chuva e sem frio. Que a chama fique acessa em nossos corações”, destacou.

“Aprendemos desde piá, quando meu pai foi patrão do CTG, buscávamos a chama crioula. É uma honra estar aqui em nome do meu pai e de todos que passaram pelo CTG”, destacou o Prefeito em Exercício Jorge Rochinheski que neste ano esteve juntamente com o Prefeito Eder Both participando dos eventos de Geração e Distribuição da Chama em Derrubadas e durante o percurso com o grupo de cavalarianos do CTG, reafirmando o compromisso de apoio ao CTG e a cultura gaúcha.

Durante a solenidade foi prestada homenagem ao jovem tradicionalista Thiago da Silva Almeida (in memoriam). Thiago sempre gostou muito da tradição, participava das invernadas artísticas e adora as cavalgadas. Filho de Ademir Lopes Almeida e Lucia Marli Almeida, nasceu em 22 de maio de 1992 e faleceu no dia 20 de julho de 2019 em um trágico acidente. Thiago tinha paixão por cavalo, desde pequeno acompanhava seu pai que o incentivava. Com sua simplicidade sempre estava disposto, alegre e incentivando a manter a tradição gaúcha. Ele levava uma vida simples, mas com responsabilidade e humildade.

Além dos pronunciamentos, houve benção do Padre da Igreja Católica, João Luiz, e Declamação de Poesia Gaúcha Guerreira  pela Prenda Luiza Strada. O ato contou com a presença da comunidade, integrantes do CTG Relembrando Tio Lautério e autoridades municipais.

O grupo formado por dez cavalarianos percorreu nos últimos três dias os municípios de Derrubadas, Tenente Portela, Três Passos, Humaitá, São Martinho e São Valério do Sul.