Início » Sem categoria » Abertura da Semana da Pátria celebra a Vida e faz homenagem em memória às vítimas da COVID-19

postado em: Sem categoria

A manhã deste dia 1º de setembro foi marcada pela abertura da Semana da Pátria, evento este promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Com o tema “Celebrando a Vida”, a solenidade que marca a celebração dos 199 anos de Independência do Brasil contou com o acendimento do fogo simbólico em frente a residência do Advogado, servidor público e Presidente da Associação Hospitalar Chiapetta, Jairo Bernardo Bohn, e conduzido até o Palanque Oficial, onde transcorreu toda a cerimônia, hasteamento das bandeiras, pronunciamento das autoridades, benção, apresentações das escolas e as homenagens as vítimas da COVID-19.

Jairo Bernardo Bohn foi o escolhido neste ano para representar todos os pacientes que testaram positivo para a doença e aos que necessitaram de internação hospitalar devido as complicações do coronavírus. O advogado trouxe sua história de superação, já que permaneceu internado por 46 dias, necessitou UTI, intubação e conseguiu vencer a COVID. Durante o seu pronunciamento Jairo relatou emocionado a sua luta para vencer o vírus, “a minha força veio da minha família. Quando eu estava com mais de 95% do pulmão comprometido pela COVID-19 e segundo o médico, cheguei a usar 100% da máquina para respirar, o milagre veio através da oração. Agradeço aos médicos, enfermeiros e a todos que rezaram pela minha cura. Que esta chama, que queima na pira ao lado, possa aquecer o coração dos chiapetenses e levar paz para todos nós”, declarou.

A celebração contou ainda com a homenagem em memória às vítimas da COVID-19. Familiares das 17 pessoas que perderam a vida por conta de complicações do coronavírus receberam um balão branco contendo no interior de cada um sementes de ipês brancos. Os balões foram soltos ao mesmo tempo e percorreram o céu da cidade.  A ideia é que as sementes possam encontrar um solo fértil, germinar e dar continuidade a vida, simbolizando o legado deixado pelos entes queridos. Por fim, também foi realizado o plantio de uma árvore, ação que simboliza o Memorial da Vida.

Em 2021, novamente por conta da pandemia, não haverá o tradicional desfile cívico que aconteceria no dia 07 de setembro, somente hora cívica nas escolas.