» » Município realiza Conferência Municipal de Assistência Social

Município realiza Conferência Municipal de Assistência Social

Na tarde da última segunda-feira (9/8), o município realizou mais uma edição da Conferência Municipal de Assistência Social, que é realizada a cada dois anos e teve como tema ‘Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social’.

Para a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Horiolina, “a pandemia nos fez refletir sobre aquilo que realmente é importante e nesse contexto, a assistência social se fez indispensável. É preciso que todas as esferas – municipais, estaduais e nacionais, olhem para essa área com mais amparo, amor e importância desse trabalho importante para a comunidade e para as pessoas que precisam deles”.

A conferência tem demasiada importância no trabalho de assistência as famílias, pois é um espaço de debate que reúne não só a equipe ou profissionais, mas também os usuários, e é esta união que estabelece os fatos já realizados e o que precisa ser melhorado. Com ela é possível olhar a realidade e a necessidade de cada município e traçar caminhos para os desenvolver.

“Essa é uma grande oportunidade para se avaliar em que medida a gestão compartilhada tem sido cumprida e assumida como responsabilidade política e pública, por todos os envolvidos como consolidação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), a garantia dos direitos socioassistenciais dos usuários e da proteção social, a contribuição para a equidade e para a redução de desigualdades, a organização das ofertas de modo condizentes com as demandas da comunidade e melhoria das condições de vida e empoderamento dos usuários”, destaca a secretária municipal de  Assistência Social, e Cidadania Fernanda Maçalai Both.