Início » Obras » Chiapetta com Iluminação Pública 100% LED

Chiapetta com Iluminação Pública 100% LED

A modernização da iluminação pública da área urbana de Chiapetta está totalmente concluída e 100% LED. Ruas, avenida, arredores da praça e bairros. Todas as lâmpadas de vapor de sódio foram trocadas para luminárias mais econômicas, oferecendo mais claridade e durabilidade, valorizando os espaços urbanos e aumentando a percepção de segurança no período noturno.

A última etapa do projeto inovador que contou com a substituição de 509 pontos de iluminação foi realizada pela empresa Eletrounião, de março a julho, e possível através de investimentos da Administração Municipal e de conquista junto ao Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica-Procel da Eletrobrás, no valor  de mais de R$450 mil, sendo grande parte do recurso, R$380 mil, a fundo perdido, ou seja, de forma gratuita ao município.

“A gente fica muito feliz em viver esse momento. Nosso município que muitas vezes enfrentou problemas quanto a iluminação pública hoje podemos dizer que Chiapetta está em outra fase nesse quesito. Além da claridade que gera qualidade de vida, segurança e conforto para os moradores, ela ainda tem uma durabilidade muito maior, sem contar na economia de aproximadamente R$ 20 mil mensais para os cofres públicos, dinheiro que pode ser investido em outras demandas em prol de nossa população”, destaca o Prefeito Eder Both.

Além da economia gerada pela implantação da tecnologia LED, outra vantagem é a resistência das luminárias. As lâmpadas instaladas no município possuem durabilidade de 20 mil horas, com garantia de 5 anos. Além da substituição de lâmpadas, os braços metálicos de suporte foram trocados e os em bom estado reutilizados.

Morador da Rua Presidente Castelo Branco, seu Ancelmo Conteratto está contente com a nova iluminação em frente a sua residência. “Está 100%, boa mesmo. Clareia de verdade. Antes era bem mais escura e apagada, agora está bem mais iluminada”, ressaltou. Feliz também o morador da Rua Ilga Postay Anéas, Dirceu Ghem, que em poucos meses pode visualizar grandes investimentos em sua rua, primeiramente a pavimentação asfáltica e agora a iluminação LED, “ficou um dia, está muito bom. Tá aprovado, tanto o asfalto quanto as luzes”.

Processo de Modernização

O processo de modernização da iluminação pública em Chiapetta teve início ainda em 2019 com a implantação de tecnologia LED e adoção de Sistema Fotovoltaico. As duas primeiras etapas do projeto foram executadas com recursos próprios e contemplaram a Avenida Ipiranga e os arredores da Praça Carlos Chiapetta, onde 100 luminárias foram instaladas.

Ainda no mesmo ano, visando ampliar o projeto de eficiência energética, o município recebeu a confirmação de que havia sido contemplado no Programa da Eletrobrás, após ter participado de edital de seleção, podendo assim contar com LED em toda a área urbana.

Para completar, em junho de 2020, foi implantado o Sistema de Energia Solar. Instalado no telhado do Centro de Múltiplo Uso da Praça Carlos Chiapetta, atualmente, os 204 painéis solares instalados fornecem energia à Prefeitura Municipal, Praça e Ginásio de Esportes, Unidade Básica de Saúde, Parque de Máquinas e a Associação Municipal Amigos dos Especiais (AMAE).