Início » Agricultura » Ensiladeira Autopropelida realiza os primeiros serviços de colheita de silagem

Ensiladeira Autopropelida realiza os primeiros serviços de colheita de silagem

postado em: Administração, Agricultura

A manhã fria e nublada de quarta-feira (30) marcou a estreia dos serviços de colheita da silagem de milho com a utilização do mais novo equipamento da Patrulha Agrícola. A inauguração da Ensiladeira Autopropelida adquirida pela Administração Municipal ocorreu na propriedade do agricultor Geraldo Guarda Lara, onde cerca de sete hectares de milho estão sendo colhidos para posteriormente servir de alimento para o gado de corte.

“Tenho confinamento de gado e utilizo dos maquinários da patrulha agrícola para fazer o serviço da silagem. Fui sempre muito bem atendido. Estamos muito felizes em receber os primeiros serviços da nova ensiladeira em nossa propriedade, equipamento que pra nós é muito importante. Temos é que comemorar as coisas boas que vem para o nosso município” disse o agricultor.

O Prefeito Eder Luis Both e o Vice Jorge Rochinheski acompanharam de perto a inauguração da máquina, conquista que trará muito benefícios. “Uma alegria imensa estarmos fazendo a estreia da Ensiladeira Autopropelida a qual nossa administração adquiriu neste ano para colocar a disposição de nossos produtores de leite e de gado de corte e contribuir no desenvolvimento econômico das propriedades rurais, bem como de toda a nossa comunidade”, destacou Eder.   “Conquista para o homem, a mulher e o jovem do campo, que terão a produção de uma silagem de qualidade”, complementou o vice Jorge.

Um dos diferenciais é o sistema Cracker multi disco, peça responsável pelo esmagamento do grão. Depois das primeiras carretas de silagem o Consultor Agropecuário Carlos Scheffel avaliou os serviços. “Além da palha bem picada temos os grãos totalmente moídos. Esse era o objetivo, pois são eles que vão dar rendimento na propriedade, tanto para gado de corte quanto de leite. Esse era o sonho e está aqui o resultado, temos uma máquina eficiente para a produção de silagem”.

A nova máquina para a colheita da silagem vem para qualificar ainda mais o serviço da Patrulha Agrícola, que atualmente conta com 45 equipamentos. Além do equipamento, para a produção de silagem são disponibilizadas três ensiladeiras pequenas, uma grande de cinco linhas e mais oito carretas basculantes. De acordo com o Secretário da Agricultura, Valdecir Dorn, a aquisição dos mais diferentes maquinários visa dar suporte aos agricultores nas mais diferentes áreas. “E na questão da silagem, estamos todos de parabéns, mas especialmente os nossos agricultores que terão uma máquina que com certeza vai dar o respaldo necessário”, frisou o secretário.

A Ensiladeira Autopropelida da marca Arley, é fruto de investimentos próprios do município (R$ 465 mil) e da destinação de emendas parlamentares dos Deputados Federais Elvino Bohn Gass e Dionilso Marcon no valor total de R$200mil.