» » Sábado de Vacinação contra a COVID-19 e Influenza

Sábado de Vacinação contra a COVID-19 e Influenza

postado em: Saúde | 0

Com a chegada de uma nova remessa de vacinas, a Secretaria Municipal da Saúde por meio da equipe de imunização estará realizando neste sábado (26) atividade de vacinação contra a COVID-19 e Influenza. A aplicação de vacinas ocorre na tenda localizada ao lado da Unidade Básica de Saúde, das 8h30 às 12h.

Vacina contra a COVID-19

Neste sábado serão aplicadas doses D1 e D2. Para primeira dose podem se vacinar pessoas a partir dos 49 anos sem comorbidades ou ainda aqueles que fazem parte dos grupos prioritários e ainda não se vacinaram. A Secretaria esclarece que só pode avançar nas demais faixa etárias quando o número mínimo exigido for atingido, por isso a importância de quem já pode receber a vacina dirigir-se logo a UBS e se vacinar.

Pessoas acima de 18 anos que possuem alguma doença rara também tem o direito de se vacinar contra a COVID-19. Exemplos de doenças raras: as que causam imunossupressão como síndrome de Cushing, lúpus eritematoso sistêmico, doença de Chron, imunodeficiência primária com predominância de defeitos de anticorpos; doenças que causam comprometimento pulmonar crônico (ex.: fibrose cística); doenças que causam deficiências intelectuais e/ou motoras e cognitivas como a síndrome Cornélia de Lange, a doença de Huntington; e outras doenças raras como anemia falciforme e talassemia maior.

Já a vacinação da segunda dose está sendo previamente agendada. A equipe entra em contato telefônico com a pessoa ou envia o comunicado através dos agentes comunitários da saúde. Quem ainda não foi contatado deve aguardar chegar a sua vez.

Vacina Contra a Influenza

Todos as pessoas pertencentes as etapas 1, 2 e 3 da vacinação contra a Influenza e que ainda não se vacinaram podem procurar a Unidade Básica de Saúde e receber a sua dose. São elas:

Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com alguma deficiência permanente, profissionais da força de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e detentos, crianças de seis meses até menores de seis anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, indígenas, idosos a partir dos 60 anos ou mais e Professores.

Importante:

Vale destacar que pessoas que receberam a primeira ou segunda dose da vacina contra a Covid-19 devem ter um intervalo de 15 dias para receber a vacina contra a gripe.

É necessário portar documento de identificação, Cartão SUS e Carteira de vacinas. E para quem vai receber a vacina por comorbidade precisa trazer algum documento que comprove a sua doença (receita, laudo, atestado).