» » Famílias do Reassentamento Novo Horizonte recebem as escrituras

Famílias do Reassentamento Novo Horizonte recebem as escrituras

A tarde dessa sexta-feira, 18 de junho, foi marcada pela solenidade de entrega das escrituras aos moradores do Reassentamento Novo Horizonte. Ao todo, 36 famílias receberam das mãos da Secretária Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, a titulação dos imóveis. O evento realizado no Centro de Múltiplo Uso da Praça Carlos Chiapetta, contou com a participação moradores da localidade e de autoridades municipais.
“Depois de tantos anos a comunidade esperando, uma caminhada longa que teve início em 2000. Como integrante da Emater, caminhamos junto com a comunidade. Somente agradecer a conquista, os esforços para hoje estarmos com escritura em mãos”, declarou o técnico em agropecuária Janavio Ferreira.
O produtor Rudimar Montanha, de 50 anos, está no reassentamento desde o início e comemorou a titulação. “É com muita honra que estamos recebendo a titulação, depois de 20 anos de espera. É um direito nosso, de ter um documento para ter um registro e ser proprietário. Sem registro, a gente não é dono”, celebrou.
“Está de parabéns a comunidade Novo Horizonte por receber o seu documento, um processo que contou com a participação de muitas pessoas, as quais trabalharam para concretizar este sonho. A documentação que com certeza dá maior tranquilidade”, salientou o Presidente da Câmara de Vereadores Enio Alberto Delatorre.
“Uma comunidade que temos um carinho enorme, que chegou em nosso município, com muitas angústias, dúvidas e aflições. Imaginamos o quão foi sofrido e difícil vir para um lugar desconhecido. Só temos a agradecer, pois vinda de vocês pra cá, contribuiu muito no desenvolvimento do município de Chiapetta. E pra aumentar a augústia esperaram mais de 20 anos chegar um dia como o de hoje. Depois de inúmeros entraves que com muita união e esforço de vários participantes foram sendo superados conseguimos chegar neste momento histórico. Por isso a comunidade está de parabéns  e temos que celebrar a entrega em definitivo das escrituras das suas terras que é nada mais que o seu direito”, contou o Prefeito Eder Both muito feliz com a solenidade.
“Por ser desta região, conheço a realidade do produtor daqui e hoje, como secretária da Agricultura, me alegra ver cada agricultor regularizando sua situação, conquistando o título definitivo de suas áreas e dando um ponto final a processos que muitas vezes demoram para se resolver”, destacou a secretária estadual da agricultura, Silvana Covatti.
A área total do reassentamento Novo Horizonte é de 724 hectares e abriga 46 famílias. Os reassentados praticam a agricultura familiar e de subsistência, e os principais produtos cultivados nessas propriedades são milho, trigo e soja, além do cultivo da aveia, mandioca, feijão e hortaliças. Os agricultores também desenvolvem outras atividades, como a bovinocultura de corte, bovinocultura leiteira e piscicultura.
Com a escritura em mãos, os moradores poderão a partir de agora buscar o Cartório de Registros para efetuar o registro de seu imóvel.