Início » Saúde » Secretária da Saúde fala sobre campanhas de doação de sangue no município

Secretária da Saúde fala sobre campanhas de doação de sangue no município

postado em: Saúde

Neste dia 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, data escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2005 e que marca também o nascimento do médico austríaco Karl Landsteiner, que deu início à classificação da tipagem sanguínea pelo sistema ABO e descobriu o fator RH. No município de Chiapetta, a Secretaria Municipal da Saúde tem organizado excursões para levar doadores até os locais específicos de coleta. E é sobre isso que a Secretária da Saúde Cleomara Bertaso fala na matéria especial sobre doação de sangue do Jornal O Celeiro da última sexta-feira (11). Confira:

As viagens acontecem em média a cada dois meses, ou quando há uma solicitação específica por parte dos hemocentros ou hospitais. “Temos uma lista de doadores cadastrados, além de estarmos sempre na busca por novos voluntários. Em média, cada viagem são levadas cerca de 15 pessoas, dependendo da quantidade agendada para um dia”, disse.

Segundo ela, recentemente um grupo de pessoas foram levados a Santa Rosa, a pedido do Hospital de Tenente Portela, o qual é referência em saúde para Chiapetta. “É um momento de retribuição por parte da comunidade para com o hospital”, considerou a secretária. Cleomara também divulgou que às vezes, os doadores são levados a Ijuí. “Para uma cirurgia cardíaca são exigidos 10 doadores de sangue, que deve ser reposto antes do procedimento cirúrgico acontecer”, concluiu.

Para aqueles que desejam se cadastrar e fazer parte da lista de doadores chiapetenses, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal da Saúde ou com a Unidade Básica de Saúde.

Telefone para contato: (55) 3784-1034.