Início » Agricultura » Administração Municipal de Chiapetta disponibiliza abertura de açudes gratuitamente aos agricultores

postado em: Administração, Agricultura

O Programa de incentivo à Piscicultura (Lei Municipal n°697), que desde 2018 concede aos produtores rurais subsídios para a aquisição de alevinos, passa a oferecer também apoio na abertura de açudes. Esse e outros dispositivos foram apresentados em Projeto de Lei aprovado pela Câmara de Vereadores na sessão ordinária da última segunda-feira, 10 de maio.

A intenção da Administração Municipal através da política pública é proporcionar a diversificação da produção, mais renda e desenvolvimento para os agricultores e para o município, diminuindo custos, já que muitos proprietários não teriam condições de contratar os serviços de maneira particular. Dessa forma, produtores rurais terão, de maneira gratuita, o incentivo de até 10 horas de serviço de máquina com escavadeira hidráulica, podendo serem usadas para abertura de novo açude ou limpeza/adequação de já existente, e permite ainda licença ambiental desde que esteja na competência municipal.

Conforme o Prefeito Eder Both, o município de Chiapetta possui um ambiente muito favorável a piscicultura porque é muito rico em recursos hídricos bem distribuídos. “Esse projeto é um grande sonho, pois é uma cultura muito viável e rentável para os produtores, e que pode ser desenvolvido ao mesmo tempo paralelamente com outras culturas já praticadas na propriedade. E com a aquisição dessa nova escavadeira hidráulica tornamos possível atender esse serviço”. O prefeito aproveitou para ressaltar ainda que os serviços somente serão realizados mediante prévio licenciamento ambiental.

Os serviços serão realizados pela Patrulha Agrícola no município, que no mês de abril recebeu uma nova escavadeira hidráulica, equipamento muito útil para auxiliar no trabalho de organização de tanques e açudes nas propriedades. Interessados devem se dirigir a Secretaria Municipal da Agricultura para solicitar o serviço.