Início » Educação » SMEC reúne direção das escolas municipais para discutir o Ano letivo 2021

SMEC reúne direção das escolas municipais para discutir o Ano letivo 2021

postado em: Educação

Equipes diretivas e pedagógicas da Rede Municipal de Ensino estiveram reunidas na manhã de ontem (03), para uma reunião na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC). Coordenado pela Secretária Municipal de Educação e Cultura Arminda Strucker e a Coordenadora Pedagógica Simone Fin, o encontro contou com a presença do Prefeito Eder Both e abordou assuntos relativos ao ano letivo 2021.

Uma das principais pautas foi a volta às aulas. Na educação infantil, etapa creche, o atendimento inicia já no próximo dia 08 de fevereiro. Haverá atendimento diário, porém não será ofertado o turno integral.

Conforme a apresentação do Plano de Retorno Escalonado e Híbrido, nas demais etapas (pré-escola, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais), a previsão é que as aulas iniciem a partir do dia 1º de março. Não havendo possibilidades de trabalhar presencialmente com 100% dos alunos, devido ao distanciamento, será feito revezamento dos alunos. Os anos iniciais do Ensino Fundamental terão aula dia sim e dia não (50% cada dia) e os anos finais será feito um sistema de revezamento semanal, ou seja, cada semana 50% dos alunos terão aula presencial

Para o retorno ocorrer de forma segura, durante reunião foram discutidos ainda as adequações das escolas de acordo com o plano de contingência aprovado pelo COE-E Local e ainda a necessidade de cada escola oferecer a comunidade escolar formações e orientações referentes aos protocolos de distanciamento e proteção do Covid-19.

Ainda durante o mês de fevereiro estão previstas diferentes formações aos professores. Entre elas, qualificação nas ferramentas do Google for Information, implantação e qualificação no Programa Educar, formação pela Editora FTD  e implantação do sistema de ensino para alunos da Educação Infantil, Pré-Escolar Nível II e 7º Ano do Ensino Fundamental, Palestras e formações do PUFV- -Programa A União Faz a Vida.

Além disso, participou também o Coordenador da Cultura Tiago Padilha o qual fará um trabalho cultural junto às escolas e comunidade, desenvolvimento de projetos e a reativação da visitação ao Museu Memória Viva.