Início » Administração » Comitiva de Chiapetta trata da recuperação da ERS-571 com o Governador em Exercício

postado em: Administração

A situação precária que se encontra a rodovia estadual que liga Chiapetta a RS-155 foi tema de audiência realizada no Palácio Piratini. A comitiva do município esteve presente na reunião para reivindicar, mais uma vez, investimentos na principal via de acesso, por onde passa boa parte da produção agrícola regional.

A pauta em discussão reuniu secretários de Estado, deputados, prefeitos, vereadores e outras lideranças, em um encontro no Salão Alberto Pasqualini liderado pelo governador em exercício, deputado estadual Ernani Polo.

“Um movimento de mãos dadas com os municípios de Chiapetta, Santo Augusto, Inhacorá, São Valério do Sul e Alegria pela restauração da rodovia, a qual não pode ser mais adiada. Estamos aqui num grande gesto, inédito, com Prefeito, vice e os nove vereadores, unidos por uma causa de tamanha importância para toda uma comunidade”, ressaltou o Prefeito Eder Both durante a audiência.

Construída em 1985, a rodovia estadual passou por restauração em 2004 e de lá para cá tem recebido somente operações tapa-buracos que não tem mais surtido efeito já que a base está deteriorada, por isso a reinvindicação de uma restauração completa e qualificada da rodovia.

“Estamos aqui num pedido de misericórdia. Faz anos que estamos sofrendo com a nossa ERS-571. Além de reivindicar viemos em busca de um direito nosso, porque é por ali que passa a soja, trigo, milho, suíno, leite, passam os estudantes, a saúde, muitas vezes correndo risco, e é desse recurso que o Governo estadual e federal mantém a máquina pública, por isso que é direito nosso”, enfatizou o presidente da Câmara de Vereadores Enio Delatorre

“É uma rodovia construída há mais de 30 anos e que precisa de uma solução mais definitiva e duradoura do que os chamados tapa-buracos, que já não resolvem mais os problemas”, destacou Polo, que, como presidente da Assembleia Legislativa, assumiu a gestão do Executivo por dois dias.

De acordo com os secretários de Logística e Transportes, Juvir Costella, melhorias na ERS-571 já estão no radar do governo do Estado.

“A nossa política, no governo Eduardo Leite, é não prometer obras sem ter os recursos na conta. Por isso, não vou falar em data e volume de investimento. No entanto, posso garantir que a 571 deve receber a nossa atenção ainda em 2021”, afirmou Costella.

Relatório PRÓ-ERS-571

Ao final da reunião, o Governador em Exercício Ernani Polo e o Secretário de Logística e Transportes Juvir Costela receberam da comitiva de Chiapetta o relatório Pró-ERS-571. O dossiê completo da rodovia apresenta a situação em que se encontra a rodovia ERS-571, sua importância para a região e a extrema necessidade de recuperação da mesma, em benefício das populações dos Municípios da região e outras que trafegam nesta rodovia.

O documento ainda traz as manifestações de apoio dos municípios, câmaras e dos diversos setores, além de conter registro fotográfico completo da rodovia.

Participaram da audiência o Prefeito Eder Both, Vice Jorge Rochinheski, Presidente da Câmara Enio Delatorre, Vereadores Aldair Maron, João Antenoff, Joel Corrêa, Jonatan Kuhn, Gabriel Kovalski, Giovane Rozin, Mario Maçalai e Valdir de Lima, o empresário Luiz Antônio Chiappetta e família, as servidoras Claudia Wagner e Bruna Danelli.