Início » Educação » Programa de bolsas de estudo para mestrado e doutorado está com inscrições abertas

postado em: Educação

O período de inscrições para o programa que destina bolsas de estudo para professores municipais que desejam cursar mestrado ou doutorado está aberto. A segunda etapa da política de valorização dos educadores é uma iniciativa da Administração Municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de projetos que visem a melhoria das práticas educacionais nas escolas da rede municipal de Ensino.

Criado no ano de 2018, o programa oferece bolsas de estudos com duração de 24 meses para mestrado e de até 48 meses para doutorado. As inscrições ocorrem na SMEC e os interessados têm até 18 de fevereiro para efetuarem a inscrição. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da prefeitura. Para conferir clique aqui.

Oportunidade que a Professora Carla Brigo abraçou. Concursada no município desde 2004, Carla já cursava o Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) quando soube da iniciativa do município. “Iniciei meu mestrado no segundo semestre de 2018 e, em abril de 2019, comecei a receber o incentivo que me auxiliou com os custos de deslocamento, estadia, alimentação, livros, já que consegui estudar em uma Universidade Federal”.

Formada em Ciências e Química e com duas pós-graduações em Psicopedagogia Institucional e Tecnologia e Educação à Distância, Carla acredita que a busca de uma melhor qualificação profissional agrega novos conhecimentos tanto para si como para os alunos e foi isso o que a motivou a buscar a formação. “O simples fato de ir até a capital, socializar com outros professores, a troca de informações profissionais faz com que haja crescimento intelectual em nossas vidas, beneficiando a mim como os meus alunos. Não tem como ser o mesmo profissional, há um olhar diferente”.

Aprovada na qualificação em maio de 2020, a mestranda aguarda a data para a defesa de sua dissertação, a qual tem prazo máximo até junho deste ano. Sobre o programa de bolsas de estudo do município, Carla avalia como excelente. “Era uma das reivindicações quando estávamos estudando a mudança do plano de carreira dos professores municipais e fomos atendidos. Assim como eu, acredito que grande parte dos meus colegas tem essa vontade de seguir se qualificando. Foi uma iniciativa excelente!”. Ela ressalta que depois do término o valor recebido será devolvido parcialmente ou totalmente para os cofres públicos para que outros também possam receber o auxílio para a qualificação.

A Pesquisa

A mestranda cursa a linha de Pesquisa que trata da Química da Vida com a temática ­“Hormônios Sexuais e a Química: Uma proposta para o Ensino de Química Orgânica” . A motivação para o estudo é o aumento das estatísticas relacionadas ao uso de anabolizantes entre jovens. “Trazer este tema hormônios sexuais naturais e sintéticos para a sala de aula é uma temática que faz parte da vida dos adolescentes e os mesmos precisam saber os efeitos maléficos em seu organismo pelo uso incorreto”, explica Carla.  Além disso, a contextualização e as metodologias ativas de ensino são uma tendência para a educação bem como sugerida pela BNCC, que tem como objetivo o envolvimento de todos os alunos na discussão, motivando a cooperação e não a competição entre os estudantes.