Início » Saúde » Inicia a vacinação contra a COVID-19 em Chiapetta

Inicia a vacinação contra a COVID-19 em Chiapetta

postado em: Saúde

A técnica de enfermagem Alaide Riske, o Médico Roger do Santos, a enfermeira Carla Riske e o Motorista Gilmar dos Santos foram os primeiros a receber as doses da vacina.

Depois de 10 meses de luta contra um vírus até então desconhecido, a caixa contendo as primeiras 49 doses da vacina e a esperança de dias melhores chegou ao município de Chiapetta.  Na tarde desta quarta-feira (20), os primeiros profissionais de saúde receberam a vacinação em um ato simbólico ocorrido na Unidade Básica de Saúde.

Pertencentes ao grupo prioritário, a técnica de enfermagem Alaide Riske, 63 anos, o Médico Roger dos Santos, 45 anos, a enfermeira Carla Riske, 37 anos, e o motorista Gilmar dos Santos, 53 anos foram os primeiros vacinados.

“Sentimento de esperança e alívio”, foi como o Médico Roger dos Santos descreveu o momento após ter sido vacinado. O médico que atua na Unidade Básica de Saúde e na Associação Hospitalar Chiapetta salientou a importância da vacinação. “Na medida em que as doses da vacina forem chegando pedimos para que todo mundo se vacine. A vacina não é obrigatória, mas é um dever de cada um. Se vacinar porque protege a si mesmo, seus familiares e seus laços de amizades. É a única maneira que teremos para nos prevenir do Coronavírus”.

No município, 49 profissionais da saúde que atuam na Associação Hospitalar Chiapetta, na Unidade Sentinela e na Atenção Básica receberão as primeiras doses da vacina.

“É um momento histórico pra nós estarmos recebendo a vacina, depois de tantas angústias e dificuldades que o mundo inteiro viveu, mas sempre com fé e esperança que chegaria este momento da vacina contra a COVID. São muito poucas ainda. Não vemos a hora de ter a vacina para toda a população”, ressaltou o Prefeito Eder Both.

Após dar início à campanha, a Secretária Municipal de Saúde Cleomara Bertaso reforçou o pedido para que a comunidade siga colaborando e mantendo os cuidados preventivos. “permaneçam utilizando máscara e álcool gel, de forma a continuar nos prevenindo”, além de reafirmar que a equipe está trabalhando para que todos possam receber a vacina.

O esquema de vacinação prevê a aplicação de duas doses da vacina.  A próxima deve ocorrer em 28 dias. Conforme a equipe de Imunizações, as doses para a segunda aplicação devem ser recebidas nos próximos dias. A vacinação do primeiro grupo prioritário ocorre em uma das salas da Unidade Básica de Saúde, durante a manhã das 8h às 11h e no período da tarde das 13h30 às 16h30.