Início » Agricultura » Situação de Emergência causada pela estiagem foi reconhecida pelo Governo Federal

postado em: Administração, Agricultura

Publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (08), a portaria que reconhece a situação de emergência ocasionada em virtude da estiagem. Na última semana o município de Chiapetta já havia recebido a homologação estadual e aguardava  a homologação em âmbito federal.

A homologação da situação de emergência nas esferas estadual e federal é fundamental para a prorrogação e a negociação de financiamentos agrícolas. O trabalho de coleta das informações foi realizado pelas equipes da Secretaria Municipal de Agricultura, Emater e Defesa Civil do município.

O Decreto Municipal  de Situação de Emergência foi publicado no dia 27 de novembro de 2020. Conforme levantamento da Emater, foram registradas perdas de 80% na cultura do milho, 30% na soja semeada, 40% na atividade leiteira, além de prejuízos nas atividades de hortigranjeiros e demais culturas. Propriedades rurais também foram afetadas pela falta de água.